Em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Columbia Global Centers – Rio de Janeiro, foram selecionados 20 jornalistas brasileiros para se aprofundarem nos temas
Nos dias 16 e 17 de outubro, recebemos um grupo de 20 jornalistas brasileiros selecionados para participar do curso Primeira Infância e Jornalismo de Dados, promovido por meio de parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Columbia Global Centers – Rio de Janeiro.
Inédito, o curso foi realizado com o objetivo de apresentar e aprofundar temas relacionados à primeira infância, mostrando que essa é uma etapa fundamental para o desenvolvimento humano, e deve ser contemplada no desenho e implementação de Políticas Públicas. Os alunos puderam ainda explorar o assunto por meio do uso de bases de dados e ferramentas gratuitas para sua organização e visualização.
Para Camila da Silva, repórter da agência escola de jornalismo Énois, a experiência no curso permitiu entender melhor o contexto da primeira infância e aprofundar a compreensão do papel do jornalista na abordagem desse tema. “O uso de dados dá crédito ao que está sendo dito e permite que você entenda as especificidades de um tema tão relevante como esse.”
A possibilidade de ampliar a variedade de matérias em relação à primeira infância foi destacada por Ana Carla Bermúdez, repórter do UOL. “O curso também trouxe a ideia de olharmos para todas as pautas que estamos fazendo e perguntarmos: como isso impacta a primeira infância? Certamente, as respostas podem dar origem a novas abordagens sobre diversos assuntos com foco nas crianças.”
A diretora de comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Paula Perim, destaca a representatividade do grupo selecionado para o curso. ”É muito bom ver jornalistas das cinco regiões brasileiras juntos, durante dois dias, para discutir como ampliar a cobertura sobre primeira infância na imprensa de forma consciente e embasada em dados e evidências científicas. A Fundação, em suas iniciativas de sensibilização e capacitação da imprensa, tem buscado formar grupos mais diversos, com jornalistas fora do eixo Rio-São Paulo e com origens e experiências diferentes.”
Docentes
O corpo docente foi formado por Pedro Burgos, Ricardo Paes de Barros, Naercio Menezes, Bruno Komatsu, professores do Insper, Anna Chiesa, professora da EEUSP, Pedro Hartung, Coordenador do Programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana, Beatriz Abuchaim, Gerente de Conhecimento Aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, e por Giannina Segnini, Diretora do Programa de Mestrado em Jornalismo de Dados da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia.
“A ideia é impulsionar o pensamento crítico dos jornalistas ao mostrar que o uso de ferramentas de análise de dados é algo acessível a todos, além de trazer inspiração para a elaboração de suas matérias, fornecendo recursos para que possam se desenvolver cada vez mais”, ressaltou Giannina.
“Há um interesse crescente sobre os dados no jornalismo, e uma profusão de cursos sobre o tema. O que tentamos fazer com este curso foi integrar o conhecimento técnico, a ferramenta, com um tema tão relevante como primeira infância. Esperamos que dessa forma os alunos verão mais aplicação do conteúdo no dia a dia da redação”, acrescentou Pedro.
Próximos Cursos
Conheça mais sobre os próximos cursos destinados a profissionais da área de Comunicação e demais interessados em novas técnicas narrativas e na utilização de inteligência artificial aplicada à produção de conteúdos:
Narrativas de impacto usando dados – abordagem sobre as ferramentas necessárias para descobrir quando usar, como planejar e a melhor forma de executar conteúdos multimídia com alta densidade informacional.
Inteligência artificial aplicada à comunicação – entenda os potenciais da inteligência artificial aplicada à produção de conteúdo: como elas funcionam, quais as suas limitações, as principais ferramentas disponíveis e os usos de caso.