O aluno Luccas Gonçalves Bergami, do 1º semestre de Economia, foi o ganhador do prêmio Pensamento Crítico 2018, por sua resenha do livro O Elogio do Vira-Lata, do economista Eduardo Giannetti. A premiação está em sua quarta edição e faz parte da disciplina Pensamento Crítico e Ética, do professor Fernando Schuler, que tem como objetivo incentivar o pensamento crítico e o desenvolvimento da escrita entre os estudantes.
“Este ano, tivemos um diferencial, que foi a participação de Giannetti na escolha do vencedor. Um reconhecimento importante para os alunos e um incentivo para que eles aperfeiçoem a narrativa”, avalia o professor. A obra do economista reúne 25 textos de temas relacionados à identidade, cultura e economia do Brasil.
A principal motivação para Bergami participar do prêmio foi a oportunidade de fazer sua resenha chegar a outras pessoas. “Sempre gostei de escrever textos que envolvessem filosofia e onde pudesse usar meus conhecimentos para estruturar argumentos e exercer o pensamento crítico, analisando uma questão por outra perspectiva”, destaca.
Os estudantes tiveram ainda um encontro com Giannetti, que falou sobre a obra e respondeu as dúvidas e os questionamentos. “O encontro com o autor permite que os alunos tenham um novo olhar sobre o livro, além de incentivar a leitura da obra e a produção da resenha”, destaca Schuler.
“Foi incrível ter meu texto escolhido como vencedor dentre tantos outros de altíssima qualidade. Além do reconhecimento, o prêmio é um impulso para que eu continue escrevendo”, avalia Bergami. Leia na íntegra a resenha vencedora do Pensamento Crítico 2018.