Os participantes tiveram que propor soluções para uma empresa brasileira, a partir de encontros virtuais com estudantes da University of Illinois.
Entre os dias 6 e 19 de outubro, alunos da Pós-graduação do Insper participaram do IMBA Virtual Immersion. A iniciativa desenvolvida pela Campus B, organização educacional parceira do Insper, reuniu alunos brasileiros e da University of Illinois em uma competição de casos com o desafio de solucionar um problema real indicado por uma grande empresa brasileira. A atividade aconteceu no formato remoto.
Nesta experiência internacional, os alunos puderam trabalhar durante duas semanas em times multiculturais, se aprofundando nos desafios do mercado brasileiro e também acompanhando aulas exclusivas com os renomados professores da universidade americana. Além dos aprendizados em sala de aula, a imersão também possibilitou que os participantes expandissem suas redes de networking internacional.
O objetivo principal da imersão era resolver um problema de uma grande rede de varejo brasileira, propondo formas de manter ou então aumentar as vendas da Black Friday neste ano nas lojas físicas, tendo como desafio o distanciamento social e protocolos do novo coronavírus.
Troca e aprendizado
Guilherme Barone Gabriel, aluno do Certificate in Business and People Management (CBPM), se interessou pela imersão pela oportunidade de debater problemas reais, com aplicações práticas e dividindo pontos de vista com estudantes de diferentes países.
“Nossa interação enquanto grupo aconteceu ao longo de duas semanas, nas quais nos reuníamos por conferência. Os grupos foram divididos tomando cuidado para colocar no máximo dois ou três brasileiros por grupo. Nossa função era analisar se as soluções propostas seriam viáveis, trazendo os estudantes internacionais para a realidade brasileira e comparando pontos de vista”, explicou Guilherme.
Para a aluna do Insper, Raphaella Gimenes Escudeiro, que cursa o Certificate in Marketing Management (CMM), o atual momento de distanciamento social foi uma oportunidade de encaixar a atividade internacional em sua agenda. “A área responsável tirou todas as minhas dúvidas a respeito do programa antes da minha inscrição. Tudo casou muito bem, eu tinha tempo para me dedicar e a proposta e o projeto eram muito bons.”
Ganhos profissionais
Raphaella ressaltou que o maior aprendizado da imersão virtual foi entender que outras visões de negócio são possíveis e é preciso conhecer diferentes pontos de vista para chegar na melhor solução. “Pessoas vão apresentar ideias que você nunca viu antes e, juntos, poderão seguir com o desenvolvimento. Sempre o mais positivo dessas experiências é ver outras maneiras de pensar, para tentar mudar o nosso jeito e deixar de olhar apenas um lado.”
Na visão de Guilherme, o ponto mais importante foi entender um pouco mais sobre como cada cultura pensa e ataca um problema, a partir de vivências totalmente distintas. “As discussões e trocas foram bem construtivas, e todo o diálogo foi muito respeitoso, levando em consideração tudo o que as pessoas traziam e sem descartar ideias. Acabamos fazendo um deck de propostas e levamos em frente para apresentar à empresa.”
Para conhecer mais atividades e cursos propostos com os parceiros internacionais do Insper, entre em contato com a área de Relações Internacionais pelo international@insper.edu.br.