Coordenador do Insper explica perfil profissional desejado e comenta diferenciais do curso
O Insper abriu inscrições para pós-graduação em marketing, voltada a profissionais que desejam aprimorar conhecimentos na área de gestão mercadológica.
O curso inicia em janeiro e tem carga horária de 482 horas. As aulas serão segundas e quartas-feiras, além de alguns sábados. O coordenador geral de Certificates do instituto, Guy Cliquet do Amaral Filho, explica as especificidades do programa.
Ligado na Facul – Qual o perfil profissional contemplado pelo curso?
Guy Filho – Profissionais com até três anos de experiência na área de marketing e demais áreas correlatas, de empresas de médio e grande porte, que tenham como objetivos o preparo para propor soluções mercadológicas, tornar mais consistente o alinhamento de suas ações com as estratégias organizacionais, assim como aperfeiçoar-se em competências de gestão fundamentais (Finanças, Estratégia e Gestão de Negócios).
LNF – O curso é voltado a profissionais com até 3 anos de experiência no mercado. Qual o motivo deste requisito?
GF – Este é o perfil para o qual desenhamos o programa; para outras faixas de experiência, o Insper oferece outros programas que podem atender melhor. Por exemplo, o MBA Executivo (em administração) para gestores sêniores com mais de 5 anos de mercado. Para auxiliar o candidato interessado em nossos programas, em caso de dúvida, nossa equipe discute a melhor opção durante o processo seletivo. É importante esclarecer, no entanto, que é perfeitamente possível que um candidato com uma experiência profissional além dos 3 anos encontre no CMM sua melhor opção, mesmo que o nosso foco vá até os 3 anos.
LNF – Como o curso pode ajudar o profissional que busca diferenciais em seu currículo?
GF – Existem dois diferenciais: o primeiro é a marca Insper, uma instituição de ensino com nome reconhecido na área de negócios, e também uma das duas únicas instituições no Brasil que possui programas creditados pela AACSB, instituição americana cuja certificação de escola de negócios é a mais reconhecida mundialmente. O segundo diferencial é o sucesso do programa Certificates, por meio da entrega de 98 turmas e 2.543 alunos, o que demonstra reconhecimento do mercado e sua robustez.
LNF – Qual é a sua avaliação sobre o mercado para o profissional de marketing?
GF – O perfil do profissional que o Insper prepara é diferente do perfil de marketing tradicional; é o marketing de negócio, no qual as ações da empresa junto ao mercado são elaboradas e realizadas para alcançar resultados. É um perfil bastante escasso no mercado, e muito almejado pelas empresas.
LNF – Quais são as principais tendências do mercado?
GF – O ano de 2013, de forma geral, deve iniciar com ritmo similar a 2012 (assim como o mercado educacional em pós-graduação). Ao longo de 2013, no entanto, a continuidade dos números é condicionada à manutenção do cenário de exportação brasileiro. Para o caso da China ou Europa diminuírem significativamente seus volumes de importação do Brasil, podemos ter diminuições na oferta de empregos também.
Fonte: Ligado na Facul – 26/11/2012