Edição deste semestre envolveu dez empresas parceiras, nove orientadores e 34 alunos na busca de soluções para desafios reais
No dia 6 de dezembro, realizamos o evento de encerramento dos Projetos Finais de Engenharia (PFE) realizados neste semestre. Os alunos do 8º semestre das Engenharias aprenderam, na prática, a atender desafios reais de empresas de pequeno, médio e grande porte, com propostas que contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras. No evento, tiveram a oportunidade de expor o resultado de seus trabalhos para a Comunidade Insper.
Nesta edição, participaram dez empresas parceiras, nove orientadores e 34 alunos dispostos em 11 projetos. “O PFE é um modelo inovador. As empresas parceiras propõem desafios relevantes e nossos alunos passam por uma experiência real em relação às competências que serão exigidas no mercado de trabalho”, ressaltou Carolina da Costa, vice-presidente da Graduação e fundadora e diretora do Centro de Educação do Insper.
“Os alunos que participam do PFE têm a oportunidade de aprimorarem suas habilidades, receberem feedbacks e se manterem alinhados com as exigências do mercado de trabalho. Além disso, ficam mais próximos das oportunidades que surgem nas empresas, de novos conhecimentos e alavancam o networking”, ressaltou Carolina Fouad, gerente do Núcleo de Carreiras do Insper.
Luciano Soares, coordenador do PFE, apresentou as características da iniciativa e os principais pontos alcançados. “Entre eles, estão uma maior compreensão sobre dinâmicas organizacionais por parte dos alunos, oportunidades de reflexão sobre trabalho profissional em equipe e feedbacks positivos das empresas parceiras, além de oportunidades de estágio e emprego”.
No evento, os alunos que se destacaram na realização do PFE foram homenageados. São eles: Bruno Canto Porto, Eduardo Ferrari Magalhães, Felipe Abraham Assad Gross, Felipe Scandiuzzi Moreira Netto, Lucas Cardoso Fontenla, Maria Clara Lorenzetti Luques, Martim Ferreira José, Vinícius Bonelli Falco, William Palmieri Rodrigues e Yves Yuzo Sakamoto.
“Enfrentamos diversos desafios na organização do projeto e para a construção e automação de uma máquina para testar um sensor de adubo. Hoje, é muito gratificante estar aqui apresentando o trabalho feito pelo nosso grupo, que se empenhou muito para chegar a esse resultado”, diz William Palmieri Rodrigues, aluno do 8º semestre de Engenharia Mecânica e integrante do grupo que trabalhou em parceria com a empresa J.Assy.
Veja a galeria de fotos
Saiba mais sobre o PFE