Aulas e encontros do PFE acontecem em ambiente dedicado para ampliar o relacionamento com as empresas e a elaboração de negócios inovadores
No dia 13 de fevereiro, foi realizada a aula inicial para os alunos envolvidos no Projeto Final de Engenharia (PFE), iniciativa onde eles aprendem, na prática, a atender desafios reais de empresas com propostas que contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Na edição deste semestre, a novidade é a utilização do espaço do Hub de Inovação para a realização das aulas e encontros. “Aproveitem esse espaço, dedicado para ampliar o relacionamento com as empresas e a elaboração de novos negócios inovadores”, ressaltou Leonardo Tavares, professor do Insper.
Na primeira aula, os participantes puderam conhecer mais sobre o funcionamento do Núcleo de Carreiras no apoio ao aluno com Carolina Fouad, gerente do Núcleo de Carreiras do Insper, ficaram sabendo de todos os detalhes sobre o funcionamento do projeto com Luciano Soares, coordenador do PFE, e tiveram uma aula sobre o conceito de contrato psicológico com Luciana Lima, professora do Insper.
“Esse é um momento de transição de identidade da vida acadêmica para a da vida profissional. Por isso, trabalhamos com o desenvolvimento das habilidades necessárias para alcançar os objetivos de aprendizagem e evitar problemas de relacionamento entre os membros do grupo. O alinhamento de expectativas é muito importante para reduzirmos eventuais conflitos interpessoais”, disse Luciana. “Nesse sentido, a coordenação do Projeto planejou uma trilha de desenvolvimento, que abrange aspectos técnicos por meio de aulas complementares e suporte dos professores-orientadores, somados a encontros grupo a grupo com foco em melhorar a leitura do cenário cultural e o trânsito dos alunos nas organizações.”
Para Raphael Costa, aluno de Engenharia da Computação, a experiência proposta pelo PFE é muito importante por colocar os participantes em contato com as empresas, por meio de um contrato formal, antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho. “Isso contribui efetivamente para nossa evolução como profissionais. Gosto muito da ideia trazida pelo PFE e a prefiro muito mais do que o conceito tradicional dos trabalhos de conclusão de curso.”