Credenciamento recebido junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações permite propor novos projetos e captar recursos com mais de 500 empresas
Em dezembro de 2020, as áreas de Engenharia de Computação do Insper receberam um credenciamento junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Essa conquista possibilita, aos pesquisadores, o desenvolvimento de projetos de pesquisa com funding para bolsas oriundos de empresas que produzem equipamentos de informática e automação no Brasil.
Ao todo, são mais de 500 empresas no Brasil que utilizam esse mecanismo para desenvolver pesquisas em parceria com instituições de ensino, entre elas Dell, HP, GE, Samsung, Lenovo, Intelbras, entre outras.
Confira aqui a resolução completa publicada no Diário Oficial
“Para nossa forma de atuação, que tem o viés de resolução de problemas com resultados efetivos de curto prazo, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento com empresas privadas é muito interessante, ainda mais após a inauguração do Hub de Inovação”, comenta Leonardo de Souza e Silva Tavares, professor do Insper. “O novo cadastramento possibilitará aproximar empresas de tecnologia e vislumbrar parcerias com recursos aplicados em P&D, que poderão ser destinados ao investimento em Centros de Educação e Pesquisa.”
Para Luciano Pereira Soares, líder do grupo de pesquisa em Educação de Engenharia do Insper, a possibilidade de receber o apoio financeiro de empresas através de renúncias fiscais simplifica os processos burocráticos de parceria. “Já falávamos disso há muito tempo e, após envolver diversas equipes da escola, submetemos os documentos para obter o credenciamento em outubro de 2019. Agora, devemos propor novas parcerias com empresas e projetos que sejam de interesse comum.
Conheça o Hub de Inovação Paulo Cunha e saiba como sua empresa pode participar dessa iniciativa!