Nova graduação em engenharia tem o objetivo de formar profissionais empreendedores e inovadores
O Insper e o Olin College of Engineering firmaram um acordo para a criação de um inovador curso de engenharia, que visa complementar o portfolio de programas do Insper no primeiro semestre de 2015.
Com este acordo, Olin prestará consultoria e auxiliará a escola brasileira em diversas áreas acadêmicas e operacionais, desde o desenvolvimento do curso, até a contratação do corpo docente e o processo de admissão dos alunos. Além disso, a instituição norte-americana ajudará o Insper a desenvolver o novo currículo baseado na metodologia adotada na própria escola, que enfatiza o aprendizado prático e o pensamento empreendedor como uma maneira de formar graduandos criativos e capazes de conceber novas ideias para solucionar problemas.
“Estamos muito satisfeitos em trabalhar com o Insper”, destacou o presidente de Olin, Richard K. Miller. “Uma parte considerável da missão do Olin, que é nossa estratégia para esta segunda década, envolve o trabalho com organizações nacionais e internacionais com o objetivo de estimular mudanças no ensino da engenharia. Essas transformações são essenciais para que a comunidade global possa compreender os desafios sociais e tecnológicos enfrentados na atualidade”.
Segundo o presidente do Insper, Claudio Haddad, a metodologia que Olin emprega no ensino da engenharia é inovadora, mas com resultados reais. “Todos que conheci por lá, do Rick Miller ao corpo docente e discente, são extremamente motivados e capazes de articular uma visão precisa e uma narrativa consistente com os valores e com a metodologia interdisciplinar de ensino e aprendizagem baseada na solução de problemas adotada pela instituição. Tenho convicção de que esta parceria com o Olin é a pedra fundamental para o sucesso do nosso curso de engenharia”, ressaltou Haddad.
Já Irineu Gianesi, diretor de novos projetos acadêmicos do Insper, que será o líder acadêmico do novo curso de engenharia, acredita que a parceria do Insper com o Olin é o casamento perfeito. “Ambas as instituições estão à frente da mudança e da inovação em seus respectivos campos e ambientes, além de serem permeadas pelo espírito empreendedor. Criar esta nova escola do zero nos proporciona oportunidades inimagináveis, mas também apresenta desafios enormes. A competência comprovada do Olin será o norte do Insper na superação desses desafios, bem como para o enriquecimento da nossa visão sobre inovação”, complementou.
Aberto em 2002, o Olin tornou-se uma espécie de centro de formação em que professores e alunos podem descobrir novos modos de aprendizado e testá-los juntos. O currículo voltado a projetos e trabalho em equipe é visto cada vez mais como um novo paradigma no ensino de engenharia; objetivo há muito almejado pelos membros da comunidade global de engenharia. Lideranças da academia, do mercado e do governo clamavam pela reforma do currículo desses cursos e por uma metodologia para atualizá-lo conforme as necessidades do século XXI, que pede profissionais multidisciplinares, com tino empresarial bem desenvolvido e com visão global.
Nos últimos dois anos, mais de 200 instituições visitaram o Olin para aprender sobre sua metodologia exclusiva. A cultura e o currículo focados no aluno, propostos pelo instituto americano, promovem o engajamento e o comprometimento dos alunos. Em Olin, mais de 90% dos alunos de graduação se formam no período ideal de quatro anos; a média nacional americana é inferior a 50% para cursos de engenharia.
O plano de Claudio Haddad de expandir o Insper com uma nova escola de engenharia faz parte da sua visão de ajudar o Brasil a reforçar sua liderança tecnológica e se tornar um país competitivo em áreas como tecnologia da informação, bioengenharia e nanotecnologia. Para isso – Claudio e seus apoiadores acreditam -, será necessário formar engenheiros que sejam inovadores nos moldes de Olin.
O contrato entre as escolas é de um ano, mas poderá ser renovado. Está previsto o financiamento por parte do Insper para o desenvolvimento pela Olin dos recursos suficientes para dar andamento ao novo curso, que poderá incluir a contratação de mais professores, além de infraestrutura de suporte ao programa. O financiamento do projeto virá de recursos captados, pelo presidente do Insper, de empresas, bancos, fundações e investidores privados.
Sobre o Olin College
Com sede em Needham, EUA, e atendendo a 350 alunos, o Olin College é uma instituição de ensino de engenharia em nível de graduação que explora metodologias inovadoras desde sua fundação em 1997. Sua missão dupla consiste em oferecer um programa inovador de engenharia a alunos talentosos e exercer um papel central na transformação do ensino da engenharia nos EUA e no mundo. O colégio vem sendo reconhecido como o líder dessa reforma do ensino por sua interdisciplinaridade, currículo voltado à prática, e cultura peculiar de aprendizado. Para saber mais, acesse www.olin.edu.
Para mais informações sobre o Insper, clique aqui.