Edição 18
Negócios sustentáveis podem nascer da sala de aula. Esse é o caso da Pantys, marca de calcinhas absorventes pioneira nesse segmento no Brasil, criada por Maria Eduarda de Arruda Camargo, aluna do 7º semestre do curso de Administração do Insper em parceria com a sócia Emily Ewell em 2017.
O plano de negócio da nova marca foi desenvolvido durante o Projeto Integrado desenvolvido no 5º semestre do curso. O objetivo é que os alunos desenvolvam um business plan de um novo produto ou negócio ou ainda de melhoramento de algo que já exista no mercado. Em qualquer um dos casos, é preciso contemplar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), grupo de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia das Nações Unidas com ações socioambientais a serem cumpridas até 2030.
Durante as aulas, Camargo, que já estava acompanhando o mercado americano e australiano nesse segmento, elaborou melhor a estratégia de criação da marca, que atende os ODS por reduzir a produção de lixo. Com o uso da calcinha, que substitui os absorventes tradicionais, cerca de 400 quilos de lixo, que levam 500 anos em média para se decompor, deixam de ser descartados, reduzindo o impacto no meio ambiente.
“O apoio da escola foi fundamental, as disciplinas auxiliaram muito no desenvolvimento do plano de negócios da empresa e as orientações dos professores e observações dos meus colegas durante as aulas foram essenciais para adaptar o produto ao mercado brasileiro e ajustar as operações da marca”, avalia Camargo.
O Projeto Integrado acontece desde 2015 e a obrigatoriedade de incluir pelo menos um dos objetivos sustentáveis começou no ano passado. No entanto, desde 2006 o Insper dissemina entre os alunos a importância da incorporação de temas como responsabilidade social, sustentabilidade e diversidade nos negócios.
“Com o projeto, transformamos o discurso do desenvolvimento sustentável em algo aplicável, mostrando na prática a importância dos ODS estarem inseridas nos produtos e serviços e o seu impacto direto na sociedade”, explica Priscila Claro, professora de Estratégia e coordenadora de Responsabilidade Social no Insper.
Uma média de 20 planos de negócios são estruturados por semestre, envolvendo cerca de 130 alunos que desenvolvem aspectos como marketing, logística, estratégias de mercado, comportamento do consumidor e operações.
“A Pantys é um exemplo excelente de um projeto sustentável nascido durante o Projeto Integrado. A tendência é que a médio e longo prazo outras empresas nasçam no Insper já com os ODS incorporados desde a sua base”, conclui Claro.