O americano Philip Kotler, o grande guru do Marketing, sempre afirmou que os profissionais desta área devem focar nos 4 “Ps”: Produto, Preço, Promoção e Praça, e por várias décadas, esse conceito vem sendo utilizado por diferentes setores. Entretanto, o Marketing evoluiu ao longo dos anos e ficou mais complexo. Paralelamente, as estratégias das empresas precisaram também adaptar-se às mudanças dos públicos com os quais interagem para alcançarem seus objetivos. Considerando o setor farmacêutico, vamos nos inspirar no conceito de Kotler e desenhar o futuro dessa indústria multiplicando os Ps.
E por que os Ps se multiplicaram? O marketing farmacêutico passou por diversas mudanças, especialmente no que tange a tecnologia da informação, gerenciamento de canais de venda, mapeamento e relacionamento com stakeholders. Com isso, além dos Ps tradicionais elencados na década de 60, surgiram outros 4 Ps: Physician, Patient, Payer e Pharmacist (Médico, Paciente, Fonte pagadora e farmacêutico).
Os médicos estão cada vez mais propensos a envolver os pacientes nas decisões do tratamento, reconhecendo-os como especialistas que possuem um conhecimento único de sua própria saúde, considerando suas preferências terapêuticas. É o que muitos autores falam de decisões compartilhadas. Antes, os pacientes iam aos consultórios e saiam com sua prescrição médica. Agora, os pacientes estão mais bem informados e conseguem discutir com os profissionais de saúde as opções que possuem.
O empoderamento do paciente é resultado de várias mudanças social, política e econômica que impactam na melhoria da qualidade de vida, fazendo com que o médico torne-se mais responsável e ao mesmo tempo, tenha que atualizar-se constantemente. Apesar de ser um avanço na sociedade, essa mudança representa desafios para a classe médica, especialmente para aqueles profissionais que não viveram tão intensamente a revolução digital.
Assim, a mudança no poder de decisão dos médicos é latente. O paciente já não se contenta em aceitar…
Por: Silvia Sfeir
Professora de Planejamento Estratégico e Marketing do Certificates
Fonte: Mundo do Marketing – RJ 31/10/2016