Fonte: Jornal Brasil Econômico – 23/04/2012
Ricardo Mollo – Professor de Avaliação de Empresas do Insper e PhD candidate na University of London
O momento agora no mundo da Internet é o das redes sociais como Facebook e LinkedIn. Algumas delas já abriram seu capital em bolsa, mas o mais esperado IPO ainda está por vir: o do Facebook, que pode valer surpreendentes US$ 100 bilhões. Estas empresas podem valer tanto assim? Estamos passando por uma nova bolha? As empresas valem pela sua capacidade de gerar fluxos de caixa no futuro. Cálculos de valor de empresas levam em consideração a sua competitividade ao longo do tempo bem como os riscos que correm. Consideramos uma série de expectativas em relação às suas performances e quanto mais risco percebemos, dadas as nossas expectativas sobre o futuro das empresas, mais exigiremos para investir em suas ações.
Mas como as redes sociais ganham dinheiro se não pagamos para sermos usuários? Suas receitas vêm prioritariamente de anúncios. O seu valor vem da capacidade de manter milhões de usuários interessados em ficar on-line, “curtindo” comentários, compartilhando experiências, postando fotos e principalmente consumindo produtos divulgados nos sites. Um dos grandes patrimônios destas empresas, além de acessar inúmeros usuários em tempo real, é a enorme quantidade de informações que conseguem armazenar. Cada vez que “curtimos” algum comentário, damos uma indicação de algo que gostamos, o que pode ser utilizado em algum momento por um anunciante para uma futura venda.
Como damos informações de graça sobre nossos gostos para os sites, eles usam isto para nos “oferecer” produtos. De forma pragmática, as redes sociais são grandes veículos de comunicação, publicidade e vendas. Quanto maior for a sua rede de usuários e sua capacidade de mantê-los on-line “curtindo”, maior será seu valor. Especula-se que o valor do Facebook no IPO será de US$ 100 bilhões mesmo tendo tido lucro em 2011 de “apenas” US$ 1 bilhão. Se empresas de tecnologia têm em média valor em bolsa de quinze vezes o seu lucro, por que o Facebook é avaliado por um valor tão maior? Há uma expectativa de que o Facebook consiga no futuro próximo potencializar enormemente seus resultados uma vez que já tem a maior rede de usuários, mais de 800 milhões. É evidente que quando falamos de expectativas, falamos de risco e eles são enormes. Será que o Facebook conseguirá rapidamente multiplicar seus lucros? As pessoas estão literalmente viciadas nestes sites que revolucionaram a comunicação com inovação e tecnologia. Será que não vamos enjoar destas redes?
Há muitas incertezas sobre o futuro das redes sociais e de seu potencial de gerar resultados financeiros. É um setor fascinante, cheio de perspectiva, mas ainda de alto risco de continuidade, contudo, isto não parece ser tão considerado pelos seus investidores que se mantêm fortemente otimistas. Não podemos deixar que nosso entusiasmo crie expectativas irreais, o que pode vir a formar mais uma nociva bolha nos investimentos em ações, o que, dada a crise atual, pode postergar ainda mais a volta do crescimento mundial, assim, é imprescindível que a sociedade não se iluda com ganhos fáceis nas bolsas e exija responsabilidade do mercado de capitais e das redes sociais.