24/07/2012 – Brasil Econômico
Por: Marcelo Nakagawa
“Quando disse ao meu pai que ia montar uma empresa, ele riu muito. Tentei contar novamente a minha decisão e ele continuou rindo. Expliquei novamente e sua expressão ficou séria. Fico decepcionado com esta decisão- disse ele. Eu lhe paguei a melhor educação que pude e você me retribui desta forma” – continuou.
O trecho acima é uma mágoa guardada por Philip e se iniciou ainda durante seu curso de MBA na Universidade Stanford.
Naquela época, os pais bancavam os estudos dos seus filhos com o sonho de vê-los trabalhando em grandes empresas.
Mas em Stanford alguns professores tinham uma visão diferente desde que Frederick Terman, professor da escola de engenharia, tinha investido US$ 538 na empresa dos seus alunos William Hewlett e David Packard em 1939. Terman tinha um discípulo, Frank Shallenberger, que passou a lecionar a disciplina de empreendedorismo na escola de negócios de Stanford. Será que seria possível repetir o sucesso do empreendedorismo da escola de engenharia? – pensava.
Durante as aulas, Shallenberger repetia uma espécie de mantra para seus alunos: A única vez na qual você não pode falhar é na última vez que tentou. E foi isto que atingiu em cheio Philip. Além do MBA, também era um atleta dedicado e aquilo era o que praticava nas provas de corrida que competia.
Assim, nada mais natural que tentasse juntar as duas iniciativas no seu trabalho de conclusão de curso: um plano de negócio que buscava resposta para a questão: Os tênis esportivos japoneses podem fazer com os tênis alemães o mesmo que as câmeras fotográficas japonesas fizeram com as câmeras alemãs? E ficou fascinado com a resposta, tanto que formado se mandou para o Japão.
Mas seu pai não ficou nada fascinado naquele dia em que Philip disse que seria um entrepreneur. Não queria ter um filho associado a uma palavra francesa que precisava fazer biquinho para pronunciar. Mas Philip continuou.
“Fico desapontado em desapontá-lo, mas farei isto” (I will just do it, em inglês) – disse.
Anos depois, Philip Knight, cofundador da Nike, retornou à sua faculdade e, dedicando ao seu professor, doou US$ 105 milhões para que fosse construído um novo prédio para a faculdade de administração.
Em discurso aos alunos, disse: “Não tenham medo de errar.
Noventa por cento dos jovens que chegam até ao meu escritório em busca de um emprego são mais brilhantes do que os de cinco anos atrás. Mas também são mais conservadores.
Estão preocupados como título dos cargos que ocuparão, com o plano de carreira, férias, plano de aposentadoria e se viajarão em primeira classe. Eles também se esquecem da essência dos negócios: A única vez na qual você não pode falhar é na última vez que tentou. E, além disso, escutem sua voz interior. Esta voz não é mencionada em nenhum livro da faculdade. É unicamente sua. Esta mensagem tem sido moldada pelos seus pais, professores, amigos e mentores de outras áreas .Em muitos casos, você tenta não ouvi-la. Cobre sua cabeça com as mãos, mas isto não funciona. Você a escuta com o coração e não com os ouvidos. E esta mensagem nunca o deixará. Neste momento, só há uma decisão a ser tomada: Just do it!”