Saber e não fazer, ainda é não saber!
Na vida, muita gente sabe o que fazer, mas poucos são aqueles que realmente fazem o que sabem. Saber não é o bastante. É preciso que você entre em ação. Todo jovem num determinado momento da carreira precisa decidir. Para que essa uma mudança tenha valor, precisa ser duradoura e consistente. Podemos pensar em três passos para que você promova uma mudança pessoal.
Passo #1: eleve seus padrões
Sempre que você quiser sinceramente efetuar uma mudança, a primeira coisa que precisa fazer é elevar seus padrões.
Passo #2: mude suas convicções limitadoras
Nossas convicções são como ordem inquestionadas, nos dizendo como são as coisas, o que é possível e o que é impossível, o que podemos fazer e o que não podemos.
Passo #3: mude sua estratégia
Se você estabelece um padrão alto e pode forçar-se a acreditar, certamente poderá também imaginar estratégias. Você simplesmente descobrirá um meio.
Outro ponto importante para garantir que a mudança aconteça, é que você precisa ficar atento a cinco áreas da vida que causam impacto significativo no seu dia a dia e no seu negócio:
Inteligência Emocional
Tudo que fazemos é para mudar o jeito como nos sentimos.
Procure descobrir procure perceber o que o leva a fazer o que você faz em momentos de “tensão” e quais os gatilhos que o levam a esse estado. Buscar re-significado pode ser um caminho para não ser sequestrado pela sua emoção. A pessoa pode esquecer o que você fez, mas não esquecerá a forma como você a tratou.
Atividade física regular
Ter um horário na sua agenda para uma atividade física de 30 a 60 minutos é um ponto alto do seu dia. Uma caminhada, uma natação, um exercício que lhe permita sair com a cabeça para dar uma volta. Além de uma melhor aparência sua resistência vai melhorar e sua autoestima também.
Gestão de Relacionamentos
Criar e desenvolver relacionamentos com qualidade é uma base para uma boa vida pessoal e profissional. Do ponto de vista pessoal, são essas pessoas com quem você irá compartilhar seus sonhos e fracassos. Do ponto de vista profissional, resolução de problemas = o que você sabe X quem você conhece.
Controle Financeiro
Essa é uma área delicada. A equação básica é que o que você ganha tem que ser maior do que você gasta. Tenho um amigo que diz que os verbos em finanças são: ganhar, poupar, gastar (com experiências e não com coisas) e doar. Tenha uma planilha e anote seus custos e receitas. Depois de 3 meses você começa a entender onde você pode economizar e onde poupar.
Administração do Tempo
O recurso mais escasso é o tempo. Há que diga que as pessoas que conseguem ter um controle de 50% ou mais da sua agenda semanal já são consideradas diferenciadas profissionalmente. Aqui é preciso paciência para esperar pela passagem do tempo e flexibilidade para alterar sua abordagem com a frequência necessária.
Aqui vai uma dicaduka: Não é o que fazemos de vez em quando que molda nossa vida, e sim o que fazemos sistematicamente. Lembre-se: o importante não é onde você começa, e sim as decisões que toma sobre o lugar que está determinado a alcançar.
Mochila nas costas e até a próxima trilha!
Professor Paulo Campos tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem (Ensinar, Aprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.800 palestras para 80 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de Liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas. Paulo Campos é mestre em Psicologia e professor do Insper.
Fonte: Exame.com – 16/03/2015