O Insper recebeu o prêmio Santander Universidades, Destaques do Ano – Guia do Estudante, na categoria Formação de Docentes. Essa iniciativa do Santander, que em 2010 englobou 516 instituições com 5.217 projetos, avalia instituições de ensino superior em 4 categorias que perpassam toda cadeia de valor de uma universidade: Ciência e Inovação, Empreendedorismo, Universidade Solidária e Guia do Estudante.
O Insper apresentou iniciativas lideradas pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (DEA) voltadas à gestão da aprendizagem na Escola, que identifica oportunidades de aprimoramento do processo de ensino face ao diagnóstico periódico do nível de aprendizagem dos alunos frente aos objetivos dos diferentes programas. Dentre as ações decorrentes das análises dos resultados, estão iniciativas de desenvolvimento de docentes em sintonia com o perfil e a expectativa dos alunos do Insper, diante do investimento em seu desenvolvimento profissional.
- Plano individual de desenvolvimento do docente, no qual o professor propõe revisões pedagógicas com base em avaliações dos alunos, também solicitando à Escola recursos para apoiá-lo na realização destas revisões, assim como em seu próprio desenvolvimento;
- Programa “Professor assistindo Aula de Professor”, que é baseado em princípios de mentoria e envolve colegas mais experientes com a proposta educacional da Escola apoiando o desenvolvimento de colegas;
- Seminários de formação de docentes consonantes com as demandas de aprimoramento pedagógico da revisão curricular da graduação realizada em 2009-2010.
“A consolidação do ciclo de gestão da aprendizagem no Insper, da qual derivam os nossos programas de desenvolvimento de docentes, é a expressão institucional de nosso compromisso com a sociedade frente à questão: como saber se nosso ensino está a serviço da visão e missão do Insper?” — Carolina da Costa – Coordenadora do Centro de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem – DEA (2007-2012). Atualmente Diretora Acadêmica da Graduação.
“A cultura organizacional do Insper caracteriza-se por iniciativas que evidenciam nossa pré-disposição ao aprimoramento contínuo, forte orientação para resultado, atração por inovação e aversão à comodidade. Voltar atenção ao corpo docente a partir de conceitos de gestão de pessoas pode soar estranho ou inadequado ao contexto acadêmico, porém este prêmio nos traz ainda mais motivação e nos dá um sinal de que estamos no caminho em que vale a pena prosseguir.” — Marcia Moura – Diretora de Desenvolvimento Institucional
“O investimento em desenvolvimento e aprimoramento em docentes fornece os instrumentos para inspirar e transformar pessoas, valores essenciais do Insper.”” — Andrea Minardi – Professora Associada