02/08/2016
Quanto vale um clube que só vende produtos exclusivos para seus associados? Um dos clubes de assinatura mais famosos do mundo, o Dollar Shave Club, com cerca de três milhões de clientes que recebem lâminas de barbear, loções e cremes em casa, vale a Rica cifra de US$ I bilhão, Quem diz é a Unilever, Ogante multi nacional que comprou o Dollar Shave Club por esse valor, na quarta-feira 20.
A startup americana faturou US$ 152 milhões no ano passado e seu potencial de crescimento é imenso, acredita a Unilever. Imenso e inspirador, comprovam outras iniciativas inovadoras e estilosas que começam a vingar no Brasil. Os amigos e empresários paulistas Arthur da Costa. Felipe Ziegelmeyer e Ludo Comes criaram por aqui o Home Shave Club, em 2014, trés anos depois do fenômeno americano. Guardadas as devidas proporções. eles também já deram certo. Seguindo os passos do modelo americano, a empresa tem crescido 30% ao mês e, recentemente, recebeu um aporte de R$ 8 milhões do fundo AS Capital Partners. “Atuamos em mais de 70 cidades brasileiras. Nossa meta é trabalhar 300 em 12 meses.” prevê Arthur, que pretende, ainda, ampliar o portfólio. Preço atrativo e comodidade fizeram com que, em pouco tempo, se destacasse na web: o clube brasileiro garante preços até 50% menores em comparação a marcas já consagradas no mercada Nossas lâminas são importadas da Coreia do Sul e ternos exclusividade na comercialização online do produto no Brasil”, garante Costa.
“Elas são as únicas no Pais que não têm solda ou emenda, permitindo menos obstáculos para o acúmulo de detritos, evitando corrosões e aumentando a durabilidade do produto”, acrescenta o empresário, que injetou parte dos R$ 350 mil investidos na fase inicial da Home Shave Club.
Esse é apenasum entre os 500 clubes de assinatura que surgiram no Pais nos últimos anos, mudando completamente a forma de as pessoas con sumi rem sofisticados produtos corno vinhos, cervejas artesanais e cosméticos importados.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (A8Comm), as bebidas alcoólicas têm conquistado es-paço na preferência do consumidor, que chega a gastar entre R$ 110e R$ 150 cm kits mensais de cervejas e vinhos premium.
0 grande apelo desses clubes é a exclusividade. Muitos têm parcerias com importadores, garimpando produtos inéditos no mercado. “Se levarmos em conta que as vendas através de escommer ce devem crescer 10% este ano, os clubes devem ter crescimento ainda maior, podendo chegar ao dobro desta expectativa”, diz Gastão Mattos, CEO da Braspag, empresa do Grupe Cicia Os “produtos gourmet” também têm seu espaço na rede.
Apaixonados por culinária e turismo, o casal Gabriel Ribeiro e Nat ha lia Takenobu fundou, há dois anos, o BistroBox. Por R$ 79.90, 05 800 assinantes recebem mensalmente uma charmosa caixa com cinco itens culinários, como temperas, geleias. chás e produtos importados, que vêm corn dicas de uso e curiosidades sobre eles. “Disponibilizamos receitas em nosso site e clube de vantagens com desconto em empresas parceiras”, Anna Gabriel. Ele montou a Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura. “Este ano, a expectativa de faturamento é de R$ 400 milhões no setor.” Há produtos até para pets. O empresário Pedro Rosman foi além com sua empresa virtual, a Latbox. “Esse tipo de seniço é urna tendê nc ia mundial. assim corno ai imentos orgânicos e veganos. Então. por que não criar um clube para cachorros mimados? ” Todos os produtos comestíveis daempresa seguem a linha natural. E acredite: a ideia pegou. Desde janeiro, a startup já enviou cerca de dois mil kits. que começam em R$ 130 e vão até 113 180. “Se você for comprar os mesmos produtos nomercado,certamente pagará quase odobro do preço”. garante Pedro. Outra ferramenta para atrair cliques é usar a criatividade. Pioneiro no segmento de gestante e bebé, o clube Pe tite Box SURPRESAS GASTRONÔMIC AS: o casal Gabriel Ribeiro e Nuthalia Takenobu apostou em produtos gourmet com o Bistri2Box nasceuem 2013 e hoje ê um dos modelos de inspiração para muitos empreendedores.
“Este público é ávido por novidades e, além da necessidade de consumo, gosta de comprar”, diz o idealizador Felipe Wasscrrnan, que comanda o negócio com a sócia Ivy Assis. Com faturamento mensal de RS150 mil, muitos dos 2,5 mil assinantes foram “pescados” na rede graças à parceria com blogueiras influentes. São babadores, fraldas e roupas que ganham visibilidade também por conta do preço mais acessível. Há também opção para os lãs de literatura. A paixão por livros e a vontade de empreender uniram os sécios Arthur Dambros, Gustavo Lembert e Tomás Susin. em 2014, na criação do TAG experiências Literárias. “Mesmo sabendo que vivemos em uma nação de não -leitores e na era do e-book, queremos incentivar as pessoas a cultivarem o hábito da leitura”, comenta Lembert. A grande sacada do clube, que tem nove mil associados. está na curadoria especial. Mensalmente, os sócios conversam com alguns nomes que são referência no cenário intelectual e, a partir dai, selecionam um livro indicado por eles. Escritores como Luis Fernando Verissimo, Cintia Moscovich e Mario Sergio Cortella já participaram da curadoria. Para Silvio Laban, coordenador do Insper e consultor de varejo, o empreendedor deve ficar atento para não caírem armadilhas.
Fonte: Revista Isto É Dinheiro – SP 27/07/2016