Home/Noticias/Novo prédio Insper: tecnologia aplicada à experiência de aprendizagem
NOTÍCIAS
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Novo prédio Insper: tecnologia aplicada à experiência de aprendizagem
02/04/2019
Inauguramos nosso prédio com design e tecnologia diferenciados para proporcionar ensino e aprendizagem. Um espaço que concilia excelência, seriedade e inovação para uma experiência acadêmica integral.
Professores, colaboradores, doadores, Governança Insper, representantes do Governo do Estado e da Polícia Militar e convidados participaram da inauguração do prédio. O evento também marcou a comemoração dos 20 anos da Graduação.
“Temos muito o que celebrar nesses 20 anos. Construímos um centro de estudos e pesquisa aos moldes das maiores e mais importantes universidades americanas, modelo que até então não existia no Brasil. Inovamos também no aprendizado, com cursos orientados para o desenvolvimento de competências necessárias para a formação de profissionais preparados, estimulando a resiliência, o trabalho em equipe e a diversidade”, destacou Marcos Lisboa, presidente do Insper, em seu discurso de abertura do evento.
“A escola abre uma janela de oportunidades para aqueles que buscam excelência no ensino, contribuindo não apenas na educação dos novos profissionais, como com a formação e aperfeiçoamento de gestores públicos, com impacto direto na sociedade”, pontuou Haroldo Corrêa Rocha, secretário executivo da Educação do Governo de São Paulo, que participou do evento representado o governador do Estado, João Doria. “Que o Insper se eternize e continue contribuindo e transformando a sociedade por meio da Educação”, celebrou.
Para Claudio Haddad, presidente do Conselho Deliberativo e fundador da escola, o Insper é um exemplo das contribuições que a iniciativa privada pode fazer para melhorar a sociedade e o país. “Nossa missão é educar e gerar conhecimento. Para que a gente siga fazendo isso, o Insper tem que ser visto e reconhecido pela sociedade. Por isso, acreditamos na inclusão e queremos que todo aluno que tenha talento e vontade de estudar possa fazê-lo aqui, independentemente de sua renda. Nosso programa de bolsa de estudos é um pilar importante desse projeto, concedendo bolsas parciais e integrais para aqueles que precisam.”
Conheça o vídeo criado em comemoração aos 20 anos da Graduação:
O prédio
O espaço de seis andares, com 15 mil m2, tem oito laboratórios, 15 salas de aula, espaço para estudos, em grupo e individual, e para convivência. Com investimento em tecnologia para proporcionar uma excelente experiência de aprendizagem, o projeto foi criado a partir das demandas dos próprios alunos.
Os alunos contam com um tobogã – que liga o 2º andar ao térreo – e com um rooftop para aproveitarem o tempo ao ar livre e com vista da região. Além disso, há com espaços em comum descontraídos para leitura e estudo.
Das 15 salas de aula, 14 são componíveis, ou seja, podem ser ampliadas ou diminuídas de acordo com o seu uso, trazendo maior flexibilidade. Todas as salas de aula são automatizadas, com sistemas de gravação, videoconferência e possibilidade de transmissão simultânea.
Os oito laboratórios, equipados com o que há de mais moderno e atual no mercado, tiveram plantas desenhadas pelos coordenadores e professores do curso de Engenharia para garantir uma proposta de ensino diferenciada. No quarto andar estão localizados seis deles: dois de Desenvolvimento Ágil, um de Arquitetura de Computadores, um de Redes e Supercomputação, um de Realidade Virtual, além do Fab Lab.
O prédio aproveita a iluminação natural com vidros insulados que absorvem o máximo de luminosidade e bloqueiam o calor. Para um uso mais consciente de água, há um sistema para reutilização do recurso, poço artesiano e sensores para melhor uso em torneiras e banheiros. Os geradores e os aparelhos de ar-condicionado são abastecidos a gás, garantindo maior eficiência energética com menor impacto ao meio ambiente.
O novo prédio foi um sonho compartilhado por toda a comunidade da escola, que se envolveu em cada detalhe, pensando, principalmente em como os alunos iriam vivenciar o espaço. “Somos uma escola que começou com pessoas para servir as pessoas. Essa é a nossa essência”, conclui Lisboa.