Realizado em parceria inédita com a organização Aging 2.0 as consultorias Ativen e Copenhagen Institute for Future Studies, o programa “Negócios para a Longevidade” começa em maio
O Brasil já tem mais mulheres acima de 60 anos do que meninas abaixo de 9 anos. Vivem no país, ao todo, 34 milhões de idosos. Em 2050, serão 67 milhões. No mundo, a economia da longevidade já movimenta 15 trilhões de dólares por ano. Os dados indicam que a mudança demográfica em curso no planeta, e no país, representa um novo momento, inédito na trajetória da humanidade.
“Nas últimas décadas, ganhamos de 20 a 30 anos de vida. O mundo está aberto para os mais velhos”, afirma Egídio Dorea, diretor da organização Aging 2.0 no Brasil e conselheiro do International Longevity Centre Brazil.
“Os idosos não podem mais ser ignorados pelo mercado, simplesmente porque quem não olhar para eles vai perder muito dinheiro”, diz Fátima Rendeiro, mestra em Gestão da Economia Criativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), associated partner da consultoria Copenhagen Institute for Futures Studies e membro do movimento global Teach the Future.
“À medida que começamos a atender esse mercado de forma eficiente, promovemos bem-estar. E, com o uso da tecnologia, vamos proporcionar um acesso mais igual”, afirma Sérgio Duque Estrada, CEO da Ativen, consultoria de economia da longevidade e representante da Aging 2.0 para a América do Sul.
Egídio Dorea, Fátima Rendeiro e Sérgio Duque Estrada são docentes líderes do novo curso “Negócios para a Longevidade”, que tem início no dia 2 de maio. As turmas são online, com o docente atuando ao vivo, e a carga horária é de 33 horas.
Economia prateada
Em uma parceria inédita com Ativen, Aging 2.0 e Copenhagen Institute for Future Studies, o curso tem o objetivo de analisar e propor novos modelos de negócios para o segmento 50+, além de estimular a criação de inciativas inovadoras para impulsionar o empreendedorismo.
O programa tem natureza multidisciplinar e é destinado a jovens empreendedores, fundadores e tomadores de decisões em startups e pequenas e médias empresas interessados no tema da longevidade e que entendem o impacto que esse segmento de mercado de pessoas de mais de 50 anos terá nos próximos anos com o aumento da expectativa de vida da população.
Os alunos terão a oportunidade de aprender na prática, tendo em vista o empreendedorismo, a inovação, a análise de tecnologias e de tendências globais do setor. E, assim, poderão participar ativamente da economia da longevidade, ou economia prateada, que é composta por diversos setores com um objetivo em comum: proporcionar um envelhecimento saudável da população, com ofertas que buscam promover a qualidade de vida, o lazer, a cultura, a higiene e a saúde para melhorar o bem-estar físico, social e emocional de toda sociedade.
Conheça os docentes
A Aging 2.0 é uma comunidade internacional, interdisciplinar e intergeracional que conta com mais de 40 mil inovadores em 31 países. Suas sedes são administradas por voluntários, que abrangem mais de 130 cidades e já hospedaram mais de mil eventos em todo o mundo.
Já a Ativen é uma consultoria para empresas e startups que buscam desenvolver negócios inovadores, escaláveis, sustentáveis e inclusivos para o mercado sênior.
E o Copenhagen Institute for Future Studies é um think tank independente e sem fins lucrativos, fundado em 1969, que prepara e inspira indivíduos e organizações, tomadores de decisão e o público, para agir no futuro, a partir de hoje.
O corpo docente conta com as participações de Ana Cristina Limongi, coordenadora da Fundação Instituto de Administração (FIA), Chao Lung Wen, médico e professor associado da Universidade de São Paulo, Flavio Ferrari, head of Ad Innovation & Strategy na CNN Brasil, além de Marcelo Nakagawa, coordenador adjunto da Fapesp nos programas de inovação, Victor Macul, fundador da startup de saúde Ana Health, e Willians Fiori, especialista no mercado da longevidade desde 2003.
Mais informações sobre o curso neste link.
E clique aqui para rever o webinar realizado em dezembro de 2021 que detalha os objetivos do programa.