Instituição americana se destaca em várias áreas. Sua escola de Engenharia, o Grainger College, tem um dos cinco melhores programas de Ciência da Computação dos Estados Unidos
A Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC) faz parte de um sistema educacional fundado em 1867 no estado americano de Illinois e que conta atualmente com 94.750 estudantes. Desse total, 50 mil estão no campus das cidades gêmeas de Urbana e Champaign, com representantes de mais de 100 países entre eles. No seu universo de 470 mil alumni, há 24 ganhadores de Prêmio Nobel.
De acordo com um levantamento do site Best Masters Programs, a UIUC é a 24ª. instituição de ensino no mundo que mais produziu vencedores do Nobel. Entre os laureados mais conhecidos está o engenheiro e físico John Bardeen (1908-1991), a única pessoa a receber o Nobel de Física duas vezes: a primeira em 1956, com William Shockley e Walter Brattain, pela invenção do transistor, e a segunda vez em 1972, com Leon Cooper e John Robert Schrieffer, por sua contribuição para a teoria da supercondutividade.
Um dos embriões da UIUC
O Grainger College of Engineering é um dos embriões da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, pois foi o terceiro curso a se instalar no campus, em 1868. Os cursos de graduação em Engenharia ocupam o sexto lugar no ranking geral do U.S. News & World Report, uma das listas tradicionais de instituições de ensino dos Estados Unidos. Seu programa de Ciência da Computação está entre os cinco melhores da área nos Estados Unidos. Particularmente, o curso de especialização em aplicações web e mobile é considerado o terceiro melhor do país. Outros 12 cursos estão entre os top 5. A escola de Engenharia também tem 39 programas de pós-graduação listados entre os dez melhores.
Os alunos do Grainger College contam com cerca de 60 centros, laboratórios e institutos de última geração. As incubadoras oferecem capacidades superiores de pesquisa nas ciências fundamentais da Engenharia e em colaboração com laboratórios industriais e governamentais. Empresas parceiras investem 40 milhões de dólares em mais de 2 mil projetos por ano, que envolvem 650 pesquisadores em trabalhos multidisciplinares. Na escola de Engenharia, cerca de 400 professores realizam pesquisas de ponta, com um orçamento anual superior a 220 milhões de dólares.
O empreendedorismo faz parte da formação dos estudantes do Grainger College. Além das 30 empresas fundadas por professores e alunos nos últimos anos, entre os egressos estão os inventores do LED Visível e da Imagem por Ressonância Magnética, os fundadores da PayPal, do YouTube e da Tesla e os atuais CEOs de empresas como IBM, c3.ai, Western Digital e Bloom Energy.
Os formados pelo Grainger College são encaminhados para carreiras nas principais big techs, como Google, Microsoft, Amazon, Facebook, Instagram e Linkedin, bem como bancos, financeiras, indústrias e empresas de telecomunicações.
LEIA TAMBÉM:
Insper negocia parceria que vai diferenciar ainda mais o curso de Ciência da Computação