Demos as boas-vindas aos nossos alunos do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas com aula magna ministrada pelo professor Ricardo Paes de Barros
Sobre a Inexorável Necessidade de Rever a Governança do Sistema Educacional – estamos nos esforçando como nunca para alcançar os resultados limitados de sempre. Com esse título provocativo, o economista e professor da Cátedra Ayrton Senna do Insper, Ricardo Paes de Barros, apresentou a aula magna da primeira turma do nosso Mestrado Profissional em Políticas Públicas. O encontro abordou os entraves e os caminhos para que a Educação seja melhor e mais eficiente no Brasil.
“Entendemos que a Economia e as Políticas Públicas andam juntas, por isso, estamos comprometidos com o tema, colaborando com a formação de profissionais qualificados para atuar nesse setor, com o desenvolvimento de pesquisas dedicadas à avaliação de impacto e com parcerias com o Governo Federal”, destacou Marcos Lisboa, presidente do Insper na abertura do evento.
O país investe anualmente cerca de 6% do PIB (Produto Interno Bruto) em Educação, percentual dentro das metas assinadas no Fórum Mundial de Educação de 2015, da Organização das Nações Unidas (ONU), por 150 países, entre eles o Brasil. Para Paes de Barros, nesse contexto, o investimento na área não é deficitário, o problema está nos resultados obtidos.
“O Plano Anual de Educação sugere aumentar os gastos na área, mas não é discutida a eficiência do valor já investido. Precisamos gastar bem os recursos e valorizar os esforços que estão sendo feitos”, avalia o economista.
A Educação é apontada como a principal ferramenta para acabar com a desigualdade social, mas o Brasil não consegue aumentar a produtividade com os investimentos feitos no aprendizado, ao contrário de países como Chile e Coréia do Sul. “Os sistemas produtivos e educacionais no Brasil não conversam. Se quisermos diminuir a pobreza, com o aumento de renda, precisamos aumentar a produtividade. Se é a Educação que fará isso, então precisamos de uma outra Educação”, defende Paes de Barros.
Para o especialista, o caminho para uma Educação mais eficiente passa por quatro pilares: difusão das melhores práticas entre os sistemas educacionais, uma política educacional baseada em evidências, compromisso com o resultado, políticas baseadas em modelos de mudanças explícitas e coordenação dos esforços realizados pelo Governo e pela Sociedade Civil.
“Os erros não são analisados no Brasil. Todos sabem o que vão fazer, mas nunca é dito como será feito e quais resultados serão alcançados. Para que isso mude, é preciso melhorar a governança educacional do país”, conclui Paes de Barros.
Confira o evento na integra: