Em entrevista, Auro Key Honda, professor do Insper, aborda aspectos como os atributos necessários para um líder neste momento crítico e a importância do diálogo e da colaboração para o sucesso em negociações
ENTREVISTA| CONTEÚDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 |ACESSE A PÁGINA ESPECIAL
Seguindo os esforços conjuntos de toda a Comunidade Insper para mitigar o impacto do vírus Covid-19, estamos publicando uma série de entrevistas com professores, gestores e diretores para abordar ações realizadas pela nossa escola, além de dicas e orientações nas mais diversas áreas para colaborar com a superação dos desafios deste período.
Na entrevista a seguir, Auro Key Honda, professor do Insper, aborda aspectos como os atributos necessários para um líder neste momento crítico e a importância do diálogo e da colaboração para o sucesso em negociações. Confira:
1) Este período de crise gera um incremento na necessidade de negociações? Por quais motivos?
Na crise, tendemos a lutar pela nossa sobrevivência em um movimento de ataque e fuga. Neste sentido, transformamos as negociações em um jogo de Poder, de “soma zero”, onde para eu ganhar, alguém tem que perder. O momento requer outro caminho. Precisamos, mais do que nunca, fortalecer vínculos e laços de confiança. Apenas através do diálogo e da colaboração, poderemos construir pontes que garantam o futuro. No próprio Insper, as aulas remotas só foram possíveis após um grande esforço de solidariedade e compreensão de todos os stakeholders.
2) Quais habilidades um negociador deve desenvolver neste momento de reuniões remotas?
A meu ver, o momento não muda as habilidades essenciais de um bom negociador. Apenas potencializa algumas, como capacidade de empatia e compreensão da diversidade de estilos e cultura, escuta, tomada de decisão, lidar com a ambiguidade, inteligência emocional, planejamento, criatividade etc. O que precisamos é de uma abordagem que humanize as relações, garanta certa estabilidade no momento de incerteza e insegurança que vivemos e, ao mesmo tempo, tenha visão de futuro e seja inovadora.
3) O que é importante levar em consideração no planejamento estratégico de um processo de negociação em um período de crise como este?
A curto prazo, todos sabemos que a luta é pela preservação do caixa. Minha recomendação apenas é não fazer nada que você venha se arrepender depois. As ações precisam preservar o valor da empresa. Não adianta ganhar a batalha para perder a guerra.
4) Na sua visão, os processos de negociação sofrerão mudanças em um cenário pós-crise?
Independente da crise, negociação é um processo vivo, como a própria sociedade. Ela se transforma a todo momento. Como diria Hegel, é só olhar a História. A sociedade evolui pelo embate de ideias e valores. Negociar, assim como liderar, é só um reflexo.
5) Agora, em relação à liderança: quais os principais atributos que um líder deve ter neste momento crítico?
O líder se revela na crise, quando precisamos de um guia, em alguém em quem acreditar. Os atributos essenciais são forjados neste momento: capacidade de tomada de decisão, leitura de cenário e adaptação, protagonismo e credibilidade, capacidade de conexão e engajamento, comunicação, negociação e gestão de conflitos etc. Mais do que nunca, neste momento, o líder precisa demonstrar compaixão e solidariedade.
Auro Key Honda é Engenheiro pelo ITA. Pós-graduado em Administração com ênfase em Marketing e Finanças pela FGV. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Mestre em Filosofia – PUC-SP. Doutorando em Educação pela FUNIBER.
Durante anos exerceu diversas funções no Citibank, entre elas as de Gerente de Produtos e Mercado, Gerente de Vendas, Gerente de Atendimento a Clientes e Diretor de cursos de treinamento e desenvolvimento gerencial. Professor do MBA no Insper, FGV e FDC nas disciplinas de Negociação e Gestão de conflitos, Liderança e Gestão de Pessoas e Filosofia para Gestores. Sócio Diretor da Honda & Gentil, empresa especializada em cursos de negociação, vendas, atendimento e desenvolvimento da liderança bem como gestão de conflitos e construção de parceria. Autor dos livros: Estudo sobre o conceito de acusação na filosofia de C.S.Peirce (Novas Edições Acadêmicas), Segunda-feira Feliz (Editora Riddel), Como Transformar Defeitos em Virtudes (Editora Gente) e Kaizen – Formação de Consultores Internos (Editora Érica), publicados no Brasil e na Argentina.
|ACESSE A PÁGINA ESPECIAL