O interesse das escolas de negócios estrangeiras pelos mercados emergentes ocupou a agenda do professor Sérgio Lazzarini neste mês de janeiro.
Até o fim do mês, ele é professor visitante na HEC Paris, onde dá aulas de Estratégia em Mercados Emergentes para a turma de Mestrado Profissional em Gestão Estratégica. O curso aborda as características do ambiente de negócios destes mercados e como as empresas têm atuado neste ambiente de forma competitiva.
Aproveitando a estada na Europa, o professor titular do Insper e diretor da Pós-graduação Stricto Sensu participa ainda de seminários, com palestras sobre mercados emergentes no INSEAD, na França, e na Tilburg University, na Holanda. Antes de voltar ao Brasil, passa pelo México para duas aulas no Tecnologíco de Monterrey.
Pesquisa
Ainda na HEC Paris, Lazzarini finaliza o primeiro artigo resultado da pesquisa que vem desenvolvendo com o professor Bertrand Quélin sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) pelo mundo. O estudo descreve como são organizadas estas parcerias em diferentes contextos, considerando o nível de participação do governo em mais de 800 parcerias analisadas em 60 países. Além de Lazzarini e Quélin, são autores do artigo Ilze Kivleniece, do Imperial College, no Reino Unido e da HEC Paris; e Sandro Cabral, da Universidade Federal da Bahia. A aluna de Administração do Insper Camila Bravo Caldeira foi assistente de pesquisa.
A parceria de Lazzarini com Quélin nesta pesquisa começou em 2012, quando o professor da HEC Paris esteve no Insper para dar um curso sobre PPPs no mundo.
Janeiro/2014