Colaboração realizada com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia do Governo Federal
O Insper Metricis colaborou com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia do Governo Federal, para desenhar o primeiro contrato de impacto social (social impact bond) lançado no Brasil via edital.
Publicado no dia 25 de outubro, o edital tem o objetivo de contratar uma instituição que faça qualificação profissional de jovens de 18 a 29 anos. A diferença desse tipo de contrato é de que a empresa responsável pelo curso só será paga se percentual dos jovens conseguir vaga dentro de uma janela de oito meses.
Além disso, será preciso que o jovem consiga emprego com duração de quatro meses ou mais, e que a empregabilidade seja, no mínimo, 8% superior ao grupo de controle, que será formado com 1.200 jovens que comporão uma espécie de base de comparação.
“Os contratos de impacto social são um dos temas de pesquisa do Insper Metricis. Mensalmente, atualizamos uma base de dados com informações desses contratos ao redor do mundo (atualmente, mais de 300), vários deles na área de empregabilidade, que é foco do edital do Governo”, ressalta Sérgio Lazzarini, Coordenador do Insper Metricis.
Insper Metricis
O Insper Metricis (Núcleo para Medição de Impacto Socioambiental) tem como missão “oferecer às empresas, investidores, organizações e governos estudos sobre estratégias, práticas de gestão e metodologias de avaliação direcionados a negócios e investimentos de impacto socioambiental, com vistas a auxiliar o crescimento sustentável desta atividade no Brasil”. Saiba mais.