Publicação aborda estudo que se debruçou sobre as condições que explicam formas plurais de ação pública e privada em 24 iniciativas no Brasil, Índia e África do Sul.
O artigo Public Capacity, Plural Forms of Collaboration, and the Performance of Public Initiatives: A Configurational Approach, feito a partir de um projeto do Insper Metricis iniciado em 2015, em parceria com a Accenture Research, foi publicado neste mês de março no Journal of Public Administration Research and Theory (JPART), um dos principais journals na área de administração pública.
O estudo, liderado por Sérgio Lazzarini, coordenador do Insper Metricis, se debruçou sobre as condições que explicam formas plurais de ação pública e privada em 24 iniciativas no Brasil, Índia e África do Sul.
Para Leandro Pongeluppe, co-fundador do Insper Metricis, agora terminando o doutorado na Rotman School of Management, University of Toronto, e um dos co-autores do artigo, a publicação se configura como uma importante conquista do Insper Metricis por vários motivos.
“Primeiro, porque a definição de ‘inovação pública de alto impacto’ que utilizamos segue a metodologia de adicionalidade do Metricis, na qual verifica-se quanto que o projeto adicionou de valor além do que naturalmente ocorreria caso ele não existisse. Segundo, porque nós avaliamos os drivers de alta performance de projetos municipais em diversos setores e em três diferentes países em desenvolvimento, Brasil, Índia e África do Sul. Isso agrega valor aos gestores públicos interessados em saber formas de atingir sucesso em suas iniciativas”, conta Leandro.
“Por fim, porque a principal contribuição do artigo demonstra que não existe solução única para uma inovação pública ser bem sucedida. Se, por um lado, existe uma via mais ‘privatista’, na qual o sucesso advém de colaborações com organizações privadas (com e sem fins lucrativos), por outro lado, existe uma via mais ’estatista’, na qual colaborações interorganizações públicas podem levar ao sucesso. Ou seja, o artigo ajuda a quebrar a dicotomia ‘privatista-estatista’, e demostra que o mais importante é que o setor público seja capaz de orquestrar esforços e colaborações, sejam elas quais for, para atingir uma alta performance”, completa.
Acesse o artigo Public Capacity, Plural Forms of Collaboration, and the Performance of Public Initiatives: A Configurational Approach, publicado nlo Journal of Public Administration Research and Theory (JPART)