Saiba como atrair a atenção do público, medir o sucesso de suas publicações e como usar as métricas a favor da elaboração de bons conteúdos
A era digital provocou um grande impacto no jornalismo e na forma de produzir e consumir conteúdo. A tecnologia é a grande responsável pela pluralidade de canais de acesso à informação e pela velocidade com que os conteúdos precisam estar disponíveis. Os novos modelos de negócios exigem que o jornalismo mantenha sua qualidade como diferencial nesse oceano de informações.
O desafio é conquistar a audiência e manter a relevância em todos os canais, entendendo que o consumidor da informação está constantemente interagindo e contribuindo com a produção dos conteúdos.
Nesse cenário, como atrair a atenção do público para o seu conteúdo? Como medir o sucesso de suas publicações?
Esse é o foco do curso de Educação Executiva Métricas para o Jornalismo na Era Digital: Como Mensurar e Monetizar sua Audiência, desenhado para profissionais de comunicação e produtores de conteúdo que tenham interesse em entender as métricas digitais e a mensuração de impacto e aos que desejam traçar estratégias de mensuração e interação com audiências em ambientes digitais.
“Utilizamos no curso ferramentas de design thinking e a metodologia Objective Key Results (OKR) para a criação de planos de metas. Além disso, discutiremos alguns insights sobre as ferramentas de analytics, passaremos por algumas plataformas de programação e abordaremos as métricas qualitativas da era digital e como usá-las a favor da elaboração de bons conteúdos”, explica Pedro Burgos, professor do curso Métricas para o Jornalismo na Era Digital: Como Mensurar e Monetizar sua Audiência e coordenador do Programa Avançado de Comunicação e Jornalismo do Insper.
Burgos destaca que o curso proporciona aprofundar conhecimentos também em disciplinas de marketing, como jornada do cliente e o funil de vendas, importantes para decifrar a satisfação do cliente em relação aos conteúdos produzidos. “Nosso intuito é que o aluno encontre o público consumidor de seus conteúdos e tenha uma relação construtiva com ele, apropriando-se de métricas qualitativas e quantitativas para medir o impacto de seu trabalho.”
O curso ainda conta com uma parte prática, que consiste na ideação de um dashboard personalizado com diversas métricas, de acordo com a especialidade do profissional e o público que pretende cultivar.
Em sua segunda edição, o programa inicia no próximo dia 25 de outubro, terá duração de dois dias (16 horas) e já está com inscrições abertas. Saiba mais informações sobre o curso.