De nada adianta a melhor estratégia se, lá na ponta, ela se mostrar ininteligível para as pessoas. Na dinâmica entre as bases e a cúpula, as lideranças intermediárias desempenham papel crítico de sucesso. “Elas adicionam vários olhos e braços ao alto comando, estabelecendo fluxo vital pare que as intenções se concretizem”, ensina Guy Cliquet, professor do Insper.
“Fazer a mensagem chegar a todos, por meio do middle management, é questão da maior importância, mas é preciso ir além, desenvolvendo esses profissionais para que possam compreender a estratégia e vivenciá-la de fato, com total protagonismo. Na MSD, a força de vendas representa um ponto nevrálgico e concentra grande parte do efetivo da companhia, sob o comando de quase uma centena de gestores. Estamos desenvolvendo com esse time uma ação diferenciada, de longo prazo, tomando por base as diretrizes e as competências do negócio. Se a definição do que queríamos partiu da alta gestão, como obtê-lo esta sendo construído de modo participativo. A missão do lidar de vendas, as descreções das competências e os comportamentos desejados fazem parte de um exercício buttom up, que resultou na estruturação de manual especifico, escrito a várias mãos, Trata-se de um projeto mobilizador, que permite apropriar-se da estratégia e internalizá-la, o que amplia seu alcance lá na ponta”
FERNANDO MARQUES Diretor de RH da MSD
” Como empresa de serviços no segmento da tecnologia, a Stefanini tem clareza de que, se o conhecimento técnico é condição essencial, a base de diferenciação está mesmo nas pessoas e na gestão do capital humano. Nesse contexto, a media gerência se firma como fator determinante para levar informação fortalecer a cultura, propagar os valores e encorajar atitudes. Funciona igualmente como um canal sensível para ouvir as pessoas, decodificando expectativas, colhendo sugestões e mesmo abrindo espaço para que eventuais insatisfações possam ser consideradas. Trabalhando em conjunto com o RH e apoiado por ele, esse estrato da companhia faz surgir novos programas, contribui com outras visões e produz alinhamento. A liderança pelo exemplo está presente, e a aproximação do fundador em um trabalho de mentoring, que abrange tanto gestores mais seniores como os de nível médio, permite a transmissão de conhecimentos e o entendimento da estratégia e dos valores, para que possam ser vividos por todos na organização.
Márcia Mazzeto Diretora de RH da Stefanini
Fonte: Revista Exame – SP – 28/05/2014