Conhecimentos de gestão e pensamento analítico são diferenciais que destacam os alunos do Insper na carreira
Planejar e organizar as estratégias de Marketing de uma empresa requer habilidades que ultrapassam a promoção de produtos e negócios. É preciso um olhar estratégico, que define, muitas vezes, o rumo da empresa. Foi em uma aula de Resolução de Problemas que Laís Marina Barbosa de Menezes, graduada em Administração no Insper, percebeu seu interesse pela área. Ao solucionar um desafio para o e-commerce de uma grande marca de tecnologia, a então aluna percebeu que tinha habilidades que podiam fazê-la crescer no setor de Marketing.
No último ano da graduação, Laís conquistou uma vaga de estágio no departamento de Marketing da BRF. Foi efetivada e um ano depois respondia como especialista na multinacional brasileira. ”O Insper me preparou para lidar com os desafios de um ambiente corporativo, com metas e entregas, e com a parte prática da profissão. Sentia que tinha domínio das ferramentas que precisava para atingir meus objetivos”, revela. Laís acredita que a graduação em Administração permite uma visão mais estratégica. “Conseguimos olhar todos os indicadores que podem emperrar um negócio. A visão crítica é valorizada nesse segmento. Todos querem ter um colaborador que se preocupa em buscar o problema numericamente”, analisa.

Laís Menezes, analista de Marketing na BRF
Dados de mercado indicam que 27,5% dos profissionais que trabalham na área graduaram-se em Marketing, enquanto a faculdade de Publicidade responde por 23,6% e a de Administração por 14,4%. Grande parte dos profissionais fizeram cursos de extensão ou pós-graduação na área para complementar diferentes cursos de graduação.
Um intercâmbio pode ajudar. E muito!
“Um profissional de Marketing precisa ter a visão do negócio. Por isso, ter conhecimento de mundo é importante. As atividades que desenvolvi dentro e fora da sala de aula me ajudam muito na minha carreira”, observa Gisele Viviane Gercwolf, também graduada no curso de Administração do Insper. Gisele iniciou a carreira como estagiária de Marketing na Unilever e hoje é coordenadora. A profissional acredita que, além de ter conquistado uma base bastante sólida no Insper, o intercâmbio internacional que fez pela escola na Universite Dauphine, em Paris, foi um diferencial importante para crescer rapidamente na carreira. “A experiência do intercâmbio foi incrível! Além de aprimorar o idioma, pude estudar Marketing de uma maneira diferente e complementar meu currículo com matérias extras”, destaca.

Gisele Gercwolf, coordenadora de Marketing na Unilever
Pouca gente lembra, mas existe Marketing dentro do banco
A atuação em Marketing é bastante ampla e os profissionais podem atuar nos mais diversos segmentos de negócios. Cada um irá requerer uma habilidade específica. Durante o quinto semestre do curso de Administração do Insper, Guilherme de Vitto Santos teve contato com a área e direcionou seus esforços para conseguir um estágio em Marketing, entrando na P&G.
“Eles buscavam um candidato com perfil administrador e que tivesse familiaridade com os conceitos estatísticos, raciocínio lógico e estruturado”, diz.
Guilherme decidiu então aprimorar suas habilidades analíticas, optando pela dupla-titulação e formando-se também em Economia, e hoje cursa o Mestrado Profissional em Administração, também no Insper.
Isso abriu as portas para entrar no setor financeiro. Atualmente, é analista sênior de Marketing no Banco Safra, onde entrou como trainee. “Minha formação contribuiu para a vaga profissional que eles buscavam: um perfil de gestão e com habilidade para pesquisa e estratégias de comunicação.”