No dia 22 de abril, Marcos Lisboa, presidente do Insper, participou do webinar Insper: desafios e ações durante a pandemia. Neste seminário virtual, mediado por Bruna Ancheschi, gerente de Comunicação e Eventos, foram respondidas questões dos espectadores a respeito das ações adotadas pela escola neste período de crise e abordados os desafios de transformar as aulas presenciais em remotas, além de iniciativas da Comunidade Insper para colaborar com a atenuação dos impactos causados pelo novo coronavírus.
Marcos Lisboa iniciou o seminário explicando a suspensão das aulas presenciais nos dias 12 e 13 de março, inicialmente, seguida pela decisão da descontinuidade das aulas na semana subsequente para voltarem, no dia 23, de modo remoto.
“Desde o início da pandemia do novo coronavírus, essa medida, assim como todas as outras que tomamos, reflete nosso objetivo principal de cuidar da saúde e do bem-estar da Comunidade Insper – nossos alunos, professores e colaboradores, seguindo com a missão de formar pessoas e contribuir com a produção de conhecimento”, ressaltou Marcos.
Desafios e cuidados com a gestão de alunos, professores e colaboradores
Entre os principais desafios deste período, Marcos destacou o treinamento de cerca de 300 professores para o ensino remoto, no qual as aulas buscam reproduzir o aprendizado do modo presencial, o monitoramento de 140 horas de aula por dia, com o objetivo de analisar o desenvolvimento do aprendizado, a criação de uma agenda de reuniões com líderes de sala da Graduação e Pós-graduação para conhecer melhor as dificuldades deste processo e a atenção redobrada das áreas de atendimento aos alunos. “Temos todo o cuidado em receber as pessoas, sem um protocolo pronto de resposta. É necessário entender ainda mais o problema específico de cada um neste momento”.
Foram abordadas outras medidas para evitar a propagação do contágio pelo coronavírus e minimizar seus impactos, como a migração do trabalho da maioria dos colaboradores para home office e a garantia de seus empregos, assim como dos terceiros da escola, que continuam sendo remunerados integralmente, desde que não haja demissão. “Seguindo essa preocupação com nossos colaboradores, preparamos uma série de lives sobre temas como boas práticas de home office e como cuidar da mente em tempos de crise”.
Informação segura e contribuição para o debate
Marcos destacou a criação de uma seção especial, no portal do Insper, para concentrar a contribuição da escola para o debate sobre assuntos ligados à atual crise, com entrevistas, artigos, estudos e orientações, além de iniciativas de ajuda às comunidades. Todo o material é compartilhado por meio das mídias sociais. “Entre esses conteúdos, estão o estudo desenvolvido pelo Núcleo de Tributação, que analisa medidas tributárias adotadas por 43 países, a nossa parceria com a Editora Bei em benefício de comunidades vulneráveis e a colaboração do Fab Lab para a produção de face shields. Ainda desenvolvemos uma série de seminários virtuais com temas técnicos para auxiliar esse debate.”
Engajamento dos alumni
A importância da contribuição dos alumni também foi ressaltada. “As pessoas estão muito engajadas. Foi criada uma planilha compartilhada na nova Plataforma Insper Alumni para o acesso às iniciativas que estão sendo propostas e a busca de formas de contribuir.”
Vestibular Sobre o vestibular do meio do ano, Marcos Lisboa explicou a necessidade de se refazer o calendário e adiá-lo em quase um mês. “Essa decisão, assim como todas as que tomamos, segue as orientações das autoridades de saúde”.
Pesquisa De acordo com Marcos, as pesquisas, neste período, devem buscar entender o quadro geral da crise. “Não há como propor solução para um problema pontual sem olhar as consequências. Isso pode gerar uma reação em cadeia. Temos a questão de risco de crédito. Como podemos garantir recursos sem gerar outros problemas? E este é apenas um dos exemplos”.
Experiências como os hospitais de campanha, a solidariedade do setor privado e a mobilização de comunidades para enfrentar a crise foram outras possibilidades de pesquisa destacadas para este momento.
Reconhecimento e aprendizado Ao finalizar o seminário, Marcos agradeceu a todos que estão ajudando. “A vida de ninguém está fácil. Neste momento tão difícil, é necessário termos a capacidade de saber que estamos passando por problemas, mas tem quem esteja passando por problemas maiores. Então, como posso ajudar mais? Esse é um momento de reconhecimento e aprendizado.”