
Em maio, Marcos Jank assumiu a posição de professor e pesquisador sênior de agronegócio global no Insper. Jank chega à escola para apoiar a criação de um novo centro de estudos estratégicos e capacitação focado na dinâmica de crescimento deste setor no mundo e na inserção internacional do Brasil, que estará vinculado ao Centro de Gestão em Políticas Públicas do Insper. O lançamento do centro está previsto para o início do segundo semestre.
Jank é engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, mestre em política agrícola em Montpellier-França, doutor em administração pela FEA-USP e Livre Docente pela ESALQ. Passou os últimos quatro anos na Ásia, onde representou associações de exportadores agroindustriais e apoiou a expansão da BRF naquele continente. Anteriormente, foi presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) e fundador do Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (ICONE), um dos principais think-tanks de análise do comércio exterior do agro brasileiro.
Atuou, também, como especialista em Integração e Comercio no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e integrou diversos conselhos no país e no exterior – hoje, atua como conselheiro da Rumo Logística, Comerc Energia e do International Food Policy Research Institute (IFPRI), em Washington. Liderou ainda projetos do Banco Mundial, FAO, PNUD, OCDE e outras organizações internacionais. Durante quase 20 anos, Jank foi professor associado da Universidade de São Paulo, nas faculdades de Economia e Administração (FEA) e de Ciências Agrárias (ESALQ), durante os quais estudou e lecionou na Europa e nos Estados Unidos. Ele assumiu também o ciclo 2019 em sistemas agropecuários integrados da Cátedra Luiz de Queiróz da ESALQ-USP.