Segunda edição do Manual GPI Eleições 2020 traz como uma das principais novidades o Raio-X dos Municípios, ferramenta para análises de dados municipais e comparações customizadas a partir de bases do IBGE, INEP e Tesouro Nacional, entre outros órgãos
As eleições municipais deste ano se darão em um cenário bastante desafiador. As crises sanitária e fiscal, resultado da pandemia de Covid–19, deixaram os municípios com pouca capacidade de investir e candidatos com menos margem para fazer promessas. Mudanças recentes nas regras eleitorais e cenário instável em Brasília acrescentam à confusão de quem quer acompanhar mais de perto o pleito de 15 de novembro.
É neste contexto que o Insper se junta ao Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) para lançar a segunda edição do Manual GPI Eleições 2020, um guia online destinado a interessados em temas relativos às eleições municipais – jornalistas e cidadãos em geral.
O Manual cobre desde questões críticas de políticas públicas e organização do município até assuntos relacionados à prática jornalística, como uso de dados em reportagens, ética e mensuração de impacto. Tudo isso é feito através de artigos, tutoriais e vídeos com especialistas em cada área.
“O Manual é uma fonte riquíssima, e acreditamos que ela será útil não apenas para quem cobre eleições, mas por qualquer pessoa interessada em entender melhor como os municípios funcionam e quais os grandes desafios das cidades brasileiras”, afirma Pedro Burgos, Coordenador da Pós em Comunicação para Economia e Políticas Públicas do Insper.
Uma das principais novidades do Manual deste ano é o Raio-X dos Municípios, ferramenta para análises de dados municipais e comparações customizadas a partir de bases do IBGE, INEP e Tesouro Nacional, entre muitos outros órgãos. O site, desenvolvido no Insper, tem uma página para cada um dos 5.570 municípios e permite rápidas comparações.
“O Manual ajuda a tornar as pautas mais focadas em aspectos relevantes do debate eleitoral, tentando trazer a discussão para propostas factíveis e focadas no bem-estar da população”, afirma Angela Pimenta, diretora de operações do Projor e uma das editoras do Manual.
A primeira edição do Manual foi realizada nas eleições de 2016, como parte do projeto Grande Pequena Imprensa (GPI), idealizado pelo jornalista e fundador do Projor Alberto Dines (1931–2018). Para a edição deste ano, além da parceria com o Insper em conteúdo, o projeto contou com financiamento do Google News Initiative e Facebook Journalism Project, além da parceria institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Instituto Pólis.
“A liderança do Insper em pesquisa e geração de conhecimento em políticas públicas foi um grande incentivo para a nossa parceria. Graças a ela, além de termos acesso aos pesquisadores da escola, também foi possível construir a ferramenta Raio-X dos Municípios, que permite, de forma inovadora e amigável, a comparação de indicadores municipais”, afirma Angela.
O conteúdo pode ser acessado gratuitamente em manual2020.com.br.