Neste mês de setembro, a professora do Insper, Luciana Lima, recebeu menção honrosa (Highly Commended Full Paper) da British Academy of Management pelo paper “Human Resource Management Practices and Organisational Results in Multiples Institutional Environments: evidence from an emerging country”.
O estudo teve o objetivo de examinar o impacto do ambiente institucional do tipo hierárquico nas práticas de gestão de recursos humanos de organizações cujas sedes estão localizadas em ambientes liberais e coordenados, bem como seu impacto nos resultados organizacionais.
De acordo com Luciana, ao considerar as práticas de gestão de recursos humanos como uma complementaridade dos sistemas de educação, remuneração, mercado de trabalho e governança, provocou-se reflexões críticas sobre o papel da gestão de recursos humanos nas empresas.
“Para a implicação de interesse social e público, apontou-se que, especialmente em países emergentes classificados como do tipo hierárquico, os recursos do ambiente institucional do sistema educacional e os esforços da empresa em qualificação profissional muitas vezes são um processo que se reforça mutuamente de forma negativa, o que acaba comprometendo a competitividade do país”, explica Luciana.
De acordo com a professora, os resultados podem orientar as decisões de políticas públicas relacionadas aos sistemas educacional, trabalhista e de emprego, favorecendo a sinergia com as práticas de gestão de recursos humanos nas empresas, principalmente as multinacionais, promovendo uma dinâmica de reforço positivo entre as esferas pública e privada.
“Muitas são as preocupações referentes aos desafios remetidos às nações com relação ao nível de qualificação de sua mão de obra versus as oportunidades futuras de trabalho. Um artigo como esse tem a contribuição de remeter a gestão de pessoas para além das fronteiras organizacionais, compreendendo seu impacto nos resultados do negócio a partir de complementaridade entre aspectos do ambiente institucional e as decisões de gestão. O Insper, como um centro de produção de conhecimento e por meio de pesquisas como esta, projeta-se ainda mais para a investigação de temáticas de alto impacto social.”