26/02/2021
Em entrevista, Lucas Ferreira Prediger, Alumnus Insper, fala sobre sua trajetória acadêmica e profissional
A Comunidade Alumni Insper é formada por mais de 25 mil ex-alunos conectados a uma mesma rede, compartilhando conhecimento e experiências ao longo dos anos e participando de projetos que fortalecem a instituição e a sociedade.
Lucas Ferreira Prediger, alumnus de ADM, faz parte dessa rede e tem uma história inspiradora. Ele interessou-se pelo modelo de ensino do Insper e escolheu o curso de Administração, graduando-se em 2012. Ao entrar na escola, Lucas se identificou com a Insper Jr., organização sem fins lucrativos, prestadora de serviços de consultoria estratégica nas áreas de Economia e Administração, constituída e gerida exclusivamente por alunos de Graduação do Insper.
Tornou-se Vice-Presidente e Diretor Financeiro da organização estudantil, onde atuou até 2011. Foi por meio da Insper Jr. que Lucas se interessou pelo mercado financeiro. Em 2011, teve a oportunidade de iniciar um estágio no Credit Suisse e foi promovido na área de Fusões e Aquisições middle-market do banco, onde trabalhou por sete anos.
Lucas mentora alunos que cursam a Graduação no Insper desde quando trabalhava no Credit Suisse, compartilhando sua experiência de mercado. Em 2018, tornou-se cofundador da Fortezza Partners, boutique de Fusões e Aquisições que desenvolve análises financeiras e estratégicas para apoiar a tomada de decisão de seus clientes.
Apaixonado por aprimorar seus conhecimentos, retornou ao Insper como aluno do LL.M. em Direito Societário e teve a incrível oportunidade de participar do programa Master’s in Strategy and International Management na Universidade de St. Gallen, na Suíça, por meio de uma bolsa concedida pela Fundação Lemann.
Na entrevista a seguir, Lucas nos conta mais sobre sua carreira e como o Insper contribuiu para o seu desenvolvimento. Confira:
1) Quais foram os principais aprendizados na sua carreira?
Ao longo da carreira, fica claro que pensamento sistemático de longo prazo e consistência fazem a diferença. Essa visão deve ser replicada sob as perspectivas de relacionamentos e de qualidade do trabalho. Por um lado, é necessário cercar-se de gente boa, melhor do que você, e cultivar bons relacionamentos. Por outro, é importante que a sua entrega profissional seja consistente, de qualidade e sem grandes oscilações. Profissionais desinteressados e inconsistentes não se reciclam e, no longo prazo, ficam para trás.
Também é importante ter em mente que, no mundo profissional, você é o que as pessoas enxergam sobre você. Não é o suficiente você ter uma excelente ideia ou ótimas intenções: a sua visão precisa ser aplicada na prática, diariamente, de forma coerente. É um trabalho granular que exige paciência e persistência, mas que se paga amplamente no longo prazo. Sem coerência, não existe credibilidade, e a credibilidade é o fator-chave para crescimento profissional.
2) Qual foi o seu maior desafio profissional até hoje?
Depois de sete anos na área de Fusões e Aquisições middle-market do Credit Suisse, decidi seguir um caminho de empreendedorismo, e em 2018, cofundei a Fortezza Partners. Este processo ocorreu a partir de uma migração completa da nossa estrutura do Credit Suisse, e conduzir esta atividade foi um desafio foi enorme. Empreender no mercado financeiro não é atividade simples: não exige apenas uma boa ideia, credibilidade, relacionamentos ou competência. Exige uma resiliência hercúlea, e isso significa tolerar longos períodos em que você é pouco compreendido. É um grande teste da sua visão de negócios, e então mais do que nunca as variáveis certas precisam ser consideradas no processo de tomada de decisão.
Também significa reunir pessoas com o mesmo propósito e trabalhar muito para fazer a diferença em um mercado bastante competitivo. No entanto, ver este processo desabrochar e participar da criação de um modelo de negócios sustentável foi uma das minhas maiores alegrias profissionais até hoje.
3) Como você analisa a sua experiência no Insper e como ela colaborou para a sua vida profissional?
Tive a oportunidade de estudar no Insper duas vezes, primeiro na Graduação e na segunda ao fazer um master’s em Direito Societário. A minha formação acadêmica no Insper foi indispensável para o caminho profissional que segui, e também me sinto muito grato pelo Insper me apoiar em um programa com a Fundação Lemann.
O meu maior aprendizado no Insper é de que não existe um substituto para a dedicação. Nenhuma das minhas conquistas profissionais seriam viáveis sem muito trabalho. O Insper não é uma faculdade fácil, mas dá todas as oportunidades para se qualificar, aprender e empreender. Possui uma estrutura e corpo docente incríveis, mas vai do aluno fazer bom uso disso. Aqueles que realmente se dedicam no Insper têm a oportunidade de terminar o curso muito qualificados.
4) Quais dicas e ensinamentos você daria aos alunos da Graduação do Insper que estão em início de carreira?
Talento se sobrepõe à dedicação apenas em casos raros. Não existe caminho mais curto do que realmente se dedicar para alcançar seus objetivos. Quem faz o que todos fazem está apenas na média. Acredito que poucas pessoas querem ser “médias”, mas nem todos se dedicam acima de certo nível. E é exatamente esta lacuna que precisa se fechar. Na prática, para o aluno, significa participar de atividades extracurriculares, entidades estudantis, intercâmbios, competições ou estágios de férias. Existem diversos caminhos interessantes.
Tem muita gente boa no mercado, e é importante ter uma história interessante para se destacar. Se você pensa grande ou pensa pequeno, em ambos os casos vai estar certo.
Também acredito que no início da carreira nem sempre será possível desempenhar o papel que você quer. De forma realista, este é um momento em que o mais importante é aprender e entregar com qualidade. Cercar-se de líderes que você admira, cujo propósito compartilha, e absorver o máximo possível. É importante se questionar constantemente como aquele trabalho pode ajudar nos objetivos de longo prazo e não se deixar levar pela inércia. Crescimento requer planejamento, que evidentemente fica mais fácil uma vez estabelecido um propósito claro.
Por último, respeito e credibilidade são os maiores ativos, e infelizmente ou felizmente, muito fáceis de se perder. Uma boa formação acadêmica ajuda no início da carreira, mas são o respeito e credibilidade que sustentam o profissional no longo prazo. É importante respeitar todos a sua volta e se cercar de pessoas que fazem aquilo que é certo. E é melhor deixar os atalhos de lado e se concentrar no que importa.
Fique por dentro de todas as novidades da Comunidade Alumni! Faça seu cadastro na plataforma Insper Alumni, criada para conectar ainda mais a nossa rede de ex-alunos e ex-alunas.