02/09/2022
Mara Behlau, professora do Insper, lança em São Paulo “Comunicação Consciente”, escrito em parceria com a consultora organizacional Marisa Barbara
Tiago Cordeiro
O que comunicamos quando nos comunicamos? Afinal de contas, nem sempre as pessoas se expressam com clareza. Em outros casos, não conseguem ouvir seus interlocutores da forma atenta — nem sabem, aliás, que existem cinco tipos diferentes de escuta. No ambiente corporativo, em especial, os ruídos gerados ao longo da interlocução podem prejudicar carreiras e barrar o avanço de corporações.
Para entender como a comunicação funciona, as ciências da comunicação e da neurociência social podem contribuir. Mais do que isso: podem ser aplicadas de forma prática, com testes que estimulam os profissionais não apenas a fazer uma autoavaliação, como também entender o poder da empatia. É com esse objetivo que Mara Behlau e Marisa Barbara escreveram o livro Comunicação Consciente. O lançamento acontece na Livraria da Vila, no dia 5 de setembro, às 19h.
Resultado de duas décadas de experiência em ciências da comunicação e neurociência social, o livro explora temas como a arquitetura estrutural, a competência na comunicação e os canais de comunicação. Tudo para analisar os fatores de maior sucesso na comunicação: assertividade, persuasão e empatia. São eles os principais diferenciais para um profissional se destacar na massa de informações que caracteriza o atual mundo corporativo.
Dessa forma, o livro tem por meta contribuir para que o leitor melhore seu desempenho em comunicação, com ganhos expressivos, tanto pessoais quanto profissionais. Entre os capítulos da obra estão “Fatores de Sucesso na Comunicação”, “Apresentações Profissionais”, “Autorregulação Emocional na Comunicação” e “Presença Líder e Estruturas de Apoio”.
Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo e professora de Comunicação em Negócios no Insper, Mara Behlau é fonoaudióloga e consultora em comunicação humana para diversas empresas, especializada em neuroliderança e dirigente do CEV, uma empresa de consultoria, treinamento e ensino em comunicação e desenvolvimento humano.
Já Marisa Barbara é consultora organizacional, coach e mentora para desenvolvimento humano e lideranças para diversas empresas. É especializada em neuroliderança, tem MBA em Direção de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e é instrutora no curso de formação de conselheiros do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
“Há dez anos trabalhamos, eu e Marisa, para reduzir o ambiente tóxico das empresas por meio da comunicação”, diz Behlau. “Melhorar o autocontrole, a capacidade de escuta e a empatia tem um impacto crucial para reduzir doenças mentais e melhorar o desempenho profissional, com resultados para o ambiente corporativo.”
“O livro é um guia prático ancorado na comunicação científica, que evita o risco de as pessoas entrarem no modo automático, sem consciência do que estão fazendo e comunicando”, diz Barbara, que explica as cinco formas de escuta: passiva, empática, organizativa, perspicaz e avaliadora.
As duas primeiras são passivas e as demais são ativas, no sentido de que o ouvinte espera pela interação e pode se beneficiar de respostas que ajudem a organizar o conteúdo disposto. “Quando entendemos como a comunicação acontece no nosso cérebro, mapeamos nossos gatilhos emocionais e passamos a melhorar nossa capacidade de interagir com assertividade.”
Como as autoras explicam, o livro apresenta uma série de recomendações capazes de melhorar a capacidade de comunicação dos profissionais. São elas: