26/02/2021
Nova publicação traz artigos produzidos por 26 professores do Insper e discute diferentes aprendizados da pandemia para a gestão pública
O ano de 2020 foi desafiador para todos os envolvidos com a gestão de Políticas Públicas. A pandemia do coronavírus trouxe demandas urgentes para a manutenção de condições de vida em todos os países do mundo e, passado um ano de seu início, é possível analisar os diversos aprendizados e ensinamentos proporcionados por essa emergência global.
Foi com essa motivação que a professora do Insper, Laura Muller Machado, decidiu encabeçar a iniciativa de reunir, em um livro, diversas reflexões de professores e pesquisadores que se debruçaram sobre os legados da pandemia para a Política Pública.
O livro “O Legado de uma Pandemia” reúne textos de pesquisadores renomados em diferentes áreas de conhecimento, como Aldo Musacchio, Bianca Tavolari, Carlos Eduardo Lins da Silva, Carlos Melo, Diego Werneck Arguelhes, Elize Massard, Francisco Inácio Bastos, Gabriela Lotta, Hussein Kalout, Laura Muller Machado, Leandro Gillio, Lucas Novaes, Marcelo Marchesini, Marcos Jank, Marcos Lisboa, Marcos Mendes, Michael França, Milton Seligman, Naercio Menezes Filho, Natalia Pires de Vasconcelos, Paulo Furquim, Pedro Burgos, Ricardo Paes de Barros, Sandro Cabral, Sérgio Firpo, e Sérgio Lazzarini.
Dividido em quatro partes, o livro começou a ser escrito logo nos primeiros meses da pandemia no Brasil, com a meta de conseguir, no mínimo, cinco autores dispostos a discutir o tema. Ao todo, chegou-se a um total de 26 autores envolvidos na escrita do livro, que conta com 17 capítulos e é dividido em quatro partes, cada uma discutindo um aspecto do legado da pandemia para a sociedade e a gestão pública.
Seguindo o objetivo do Insper de transformar a sociedade brasileira a partir do conhecimento, a nova publicação ficará disponível gratuitamente em formato e-book, para que todos os interessados em discutir Políticas Públicas no Brasil tenham acesso aos debates e reflexões propostas no livro.
Além disso, para marcar o lançamento e a disponibilização gratuita da obra, a escola vai sediar quatro encontros no formato webinar, transmitidos online. Os eventos vão acontecer nos dias 01, 02, 03 e 04 de março e podem ser acessados aqui:
01/03: A ordem social
02/03: A ordem econômica
03/03: A organização do Estado
04/03: A política e a comunicação
Confira nossa entrevista com Laura Müller Machado, professora do Insper e organizadora do livro:
Como surgiu a ideia dessa publicação?
Ainda no começo da pandemia, estávamos em uma reunião com diversos integrantes do CGPP (Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper) e o professor Naércio Menezes Filho sugeriu que poderíamos nos organizar para escrever sobre os impactos da pandemia na Política Pública e me propus a organizar o livro. Comecei com a meta de conseguir cinco autores para escrever artigos sobre o tema, mas ao final do processo tínhamos 26 autores produzindo reflexões para o livro. Não só as pessoas queriam escrever, como estavam discutindo o assunto e convidando mais interessados para o projeto.
O tema do livro não é a avaliação do que aconteceu na pandemia, algo que já está sendo escrito por outros autores, mas sim pensar qual é o legado dessa pandemia. Olhando o que aconteceu, seja bom ou ruim, o que fica de aprendizado para a Política Pública. Toda a experiência gera um aprendizado, mesmo nós tendo sucesso ou não.
Como o livro foi organizado?
Percebemos que ali dentro tínhamos diversas mensagens organizadas de uma forma bastante parecida com a forma com a qual é organizada a Constituição. Temos uma parte, por exemplo, sobre a ordem social, que abre o livro. No segundo capítulo, falamos sobre a ordem econômica, como a pandemia regulamentou o mercado de uma forma diferente.
Na terceira parte, nós nos debruçamos sobre o funcionamento do estado, buscando entender em quais aspectos a pandemia mudou a forma dele funcionar e a sua eficiência. Por fim, o quarto conjunto de mensagens fala sobre o jornalismo e a própria política institucional. A imprensa teve um papel importantíssimo na comunicação da pandemia e isso trouxe diversos aprendizados. Nossos políticos também foram afetados, precisando aprender a usar evidências e recebendo diferentes demandas da nossa sociedade.
Como você avalia o desafio de analisar cientificamente o lado mais humano da pandemia?
Foi muito desafiador, por se tratar de uma situação nova para todos. O livro foi escrito em julho de 2020, então, sentimos tanto a empolgação de pensar algo novo, quanto o desafio de formular pensamentos sobre algo tão atual. Muitas das coisas que escrevemos são aprendizados que já estavam sendo discutidos. Vimos que a pandemia acelerou determinados processos, como o trabalho remoto, por exemplo, que demorariam anos para se consolidar.
Quais os impactos vocês esperam com o livro e os encontros propostos?
Todo mundo que está envolvido com o universo da Política Pública tem neste livro um conjunto de 17 mensagens que podem ajudar a pensar e fazer as coisas de uma maneira nova. A empolgação com o livro vem da possibilidade de dar informações para aqueles que trabalham no setor, para que possam fazer isso de uma maneira ainda mais eficiente. Essa é a grande motivação para realizar esses debates e publicar o livro, cuja versão digital será disponibilizada gratuitamente. Isso tudo integra a vocação do Insper de mudar o Brasil e dar informação de qualidade para as pessoas.
Na sua visão, qual a importância de um Centro de Estudos como o CGPP, dedicado à pesquisa em Políticas Públicas?
Nos EUA eles possuem a Harvard Kennedy School, que é uma escola focada em pensar políticas públicas e apoia o governo, caso o estado demande apoio para o trabalho de desenhar políticas para gerir o país. O CGPP é um centro que se propõe a esse mesmo objetivo. Toda a informação e evidência científica disponível que possa ajudar o gestor a formular melhores práticas deve ser coordenada e divulgada da forma mais fácil para que ele tenha acesso. O que a ciência tem a dizer pode ser revelador e trazer um impacto positivo relevante para a sociedade. O CGPP é importante nesse trabalho de gerar e comunicar essas informações, formando bons gestores para esse trabalho.
Conheça mais ações do CGPP e acesse aqui a página oficial do centro