A professora do Insper vai coordenar as políticas públicas do estado nas áreas de assistência social, de direitos da infância, adolescência e terceira idade e de transferência de renda
A economista Laura Muller Machado, professora do Insper, foi nomeada secretária de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo pelo governador Rodrigo Garcia. A secretaria é responsável pelas políticas públicas de assistência social, de direitos da infância, adolescência e terceira idade e de transferência de renda, entre outras áreas, por meio de programas como Rede Bom Prato, Prospera Família, Vale Gás e Bolsa do Povo.
Natural de Campinas, Laura recebeu, no início de abril, a Medalha da Ordem do Mérito da Secretaria de Educação do estado pelo relevante trabalho e apoio à educação. Ela chegou ao Insper por convite do professor Ricardo Paes de Barros, com quem produziu uma série de pesquisas e cursos de políticas públicas baseadas em evidências científicas. Entre as publicações mais recentes da professora estão os livros Legado de Uma Pandemia e Consequências da Violação do Direito à Educação.
Laura Machado é coordenadora da Trilha de Políticas Públicas da graduação e dos Programas de Pós-Graduação lato sensu: o Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP) e o Master em Gestão Pública (MGP).
O PAGP é um curso focado em profissionais que estão se preparando para assumir posições de liderança em início ou meio de carreira no setor público, organizações da sociedade civil e empresas privadas e que desejam desenvolver competências analíticas e gerenciais, combinando conhecimentos práticos e o uso de ferramentas de gestão na busca de resolução de problemas, entendendo o ambiente onde eles se encontram, implementando e conduzindo de forma eficaz as políticas públicas definidas.
Já o MGP tem como público alvo aqueles profissionais que já possuem ampla experiência e interação com a gestão pública e que desejam aprimorar competências de planejamento, estratégia e gerenciamento com grande compartilhamento de experiências
Tanto o PAGP quanto o MGP estão com matrículas abertas para as próximas turmas, que começam em 22 de julho.
Mestre em economia aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), Laura também leciona no curso executivo Mensuração de Impacto Social, que capacita gestores do terceiro setor a entender os conceitos e as metodologias envolvidas na avaliação de impacto com o objetivo de contratar, acompanhar e interpretar os resultados de uma avaliação desse tipo. A próxima turma inicia-se no dia 30 de maio.