Edição 18
Lançamos a Cátedra Ruth Cardoso que integrará as atividades do Centro de Políticas Públicas (CPP), substituindo a Cátedra Instituto Futuro Brasil (IFB), que deixará de existir. A iniciativa é fruto de uma doação da Haddad Foundation e terá o professor Naercio Menezes Filho como pesquisador responsável.
A cátedra homenageia a antropóloga, pesquisadora e ex-primeira-dama do Brasil, Ruth Cardoso, por sua contribuição na agenda social do país. Durante a cerimônia de lançamento, realizada em 23 de outubro, o presidente Fernando Henrique Cardoso destacou: “Ruth era uma mulher que tinha muitas dimensões. Ela levava seus objetivos com persistência e modéstia, tanto na vida privada quanto na esfera pública. Ruth inovou na forma de fazer políticas socias no país e quebrou muitas barreiras. Entendeu o papel do setor privado e como fazer a conexão correta com os interesses públicos”.
O presidente do Insper, Marcos Lisboa, também ressaltou a contribuição da antropóloga para as construções das bases das políticas sociais voltadas a distribuição de renda, com sua atuação durante o mandato à presidência de Fernando Henrique Cardoso, entre 1994 e 2002. “Para nós do Insper é uma honra ter a cátedra Ruth Cardoso. Ruth foi importante no desenvolvimento dos primeiros programas de transferência de renda e cadastros, formando a base de tudo que temos hoje na constituição das políticas sociais”.
Claudio Haddad, presidente do Conselho Deliberativo do Insper e da Haddad Foundation, ressaltou que as “políticas sociais são muito importantes em um país. Delas dependem uma série de programas que devem ser os mais eficientes possíveis, com bom uso dos recurso alocados, reconhecimento da população e com avaliações periódicas, permitindo que possam ser modificados para atender da melhor forma os fins para os quais foram criados”.
O professor Ricardo Paes de Barros destacou na sua apresentação a importância, o real valor e a efetividade das iniciativas públicas para o desenvolvimento do Brasil, pontuando que o combate à desigualdade é uma questão de direito humano e não de solidariedade. “A verdadeira função das políticas sociais é que todos tenham o direito de sonhar e realizar seus sonhos. Por isso, é preciso que passemos de assistência para um real desenvolvimento social”, complementa Ricardo Paes de Barros.
A Cátedra Ruth Cardoso irá se dedicar a pesquisas sobre políticas públicas com foco na igualdade de oportunidades, com atenção para a primeira infância e educação básica, além de atuar na análise dos índices de violência e de aumento de produtividade. “Trabalharemos no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas com base em dados, na avaliação dos programas sociais e os impactos das políticas públicas para o crescimento do Brasil com justiça social”, explicou Menezes Filho.
Confira o evento completo em: