Home/Noticias/Insper lança nova Cátedra Fundação Lemann em evento remoto
NOTÍCIAS
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Insper lança nova Cátedra Fundação Lemann em evento remoto
18/12/2020
Encontro apresentou as principais propostas da nova Cátedra, que visa colaborar com os melhores pesquisadores em economia aplicada do Brasil e do mundo
No dia 16 de dezembro, o Insper lançou oficialmente sua nova Cátedra Fundação Lemann, que integra as atividades do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper. Esse espaço visa colaborar com os melhores pesquisadores em economia aplicada do Brasil e do mundo para enfrentar os maiores desafios de políticas públicas no nosso país.
O evento contou com a participação de Jorge Paulo Lemann, presidente do Conselho da Fundação Lemann, Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, Claudio Haddad, presidente do Conselho Deliberativo e da Assembleia de Associados do Insper, Marcos Lisboa, presidente do Insper, e Rodrigo Soares, Professor Titular da Cátedra Fundação Lemann.
Na abertura do evento, Claudio Haddad reforçou a importância dos doadores para perenizar as ações e propostas do Insper. “Desde a fundação do Insper, Jorge Paulo Lemann continua nos apoiando em várias frentes. Ele é um grande amigo da escola e suas contribuições, ao longo dos anos, agora se somam à inauguração da nova Cátedra. Para nós, é um grande privilégio tê-lo ao nosso lado, sempre extremamente envolvido com tudo o que acontece na escola.”
Em seguida, Jorge Paulo Lemann também celebrou os frutos da parceria entre a Fundação Lemann e o Insper. “Juntos, nós vamos construir um projeto muito bom e que eu espero que contribua efetivamente para melhorar a governança do nosso país.”
Liderança em políticas públicas
Para Marcos Lisboa, presidente do Insper, o lançamento da nova Cátedra consolida uma trajetória que o Insper vem buscando há algum tempo, o de formar gestores e trazer o conhecimento da ciência e da técnica para resolver problemas concretos. “O Brasil é carente de gestores e líderes que sejam apaixonados pelo que fazem, mas que também conheçam as técnicas e tenham capacidade de aprender para resolver problemas da nossa sociedade.”
Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, também falou da importância de solidificar a parceria institucional com o Insper, especialmente pelo compromisso da escola com as políticas públicas e com a resolução de problemas. “Nós temos a melhor expectativa possível e esperamos que, por meio da Cátedra, nós tenhamos pesquisas de alta qualidade e futuros doutores e mestres em suas áreas. Nosso desejo é que esses profissionais possam participar desse ecossistema de política pública que o Insper está construindo e se integrar ao debate global. E, para isso, contamos com alguém do calibre do Rodrigo Soares para liderar a Cátedra.”
Rodrigo Reis Soares
Jorge Paulo Lemann já era doador de uma cátedra da Universidade de Columbia encabeçada por Rodrigo Soares antes do lançamento deste novo projeto com o Insper. “Conheço o Rodrigo já há algum tempo. O Insper foi pinçar ele em Columbia, onde ele ocupava uma cátedra que eu tinha dado à instituição. Foi escolha dele querer voltar para o Brasil e contribuir mais para a melhoria e institucionalização governamental de políticas públicas no país.”
“O Rodrigo tem esse compromisso em construir instituições, em ajudar a formar essa escola, para que ela seja perene e ajude a formar pessoas para contribuir com o país seja no setor público ou privado. Então, para nós, é um privilégio ter o Rodrigo aqui”, disse Marcos.
Rodrigo Soares abordou os principais pontos que quer trabalhar dentro da Cátedra Fundação Lemann, que terá foco, em suas pesquisas, em três linhas fundamentais: Saúde; Mercado de Trabalho; Crime e Violência. “Esses três tópicos sempre aparecem como preocupações centrais na população brasileira como deficiências na provisão de serviços públicos e há vários percursos possíveis no estudo desses diferentes temas”, disse Rodrigo. “Nossa capacidade de responder à quaisquer crises depende de conhecimentos acumulados previamente e da formação de capital humano especializado. Nas ciências sociais, tanto quanto nas ciências naturais, o investimento em conhecimentos básicos é fundamental. Eu vejo a Cátedra nessa perspectiva do aprofundamento do conhecimento mais básico e geral, para a formação de quadros como insumos para uma melhor formulação de políticas públicas”, completou.