Proposta de pesquisa sobre ações judiciais possessórias e conflitos foi a vencedora na última chamada da série “Justiça Pesquisa”. A conquista é a terceira da escola, que teve duas propostas selecionadas em editais anteriores.
O Insper teve mais uma proposta vencedora na série “Justiça Pesquisa”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A chamada mais recente, realizada em agosto, selecionou o projeto da escola para o estudo de ações judiciais possessórias e conflitos coletivos.
Professores e pesquisadores do Insper das áreas de direito, economia, estatística e engenharia da computação têm trabalhado em conjunto no desenvolvimento de competências de pesquisa que aliam métodos qualitativos e quantitativos para o estudo de temas ligados à atuação do sistema de justiça.
Essa é a terceira pesquisa proposta pelo Insper a ser selecionada em editais competitivos promovidos pelo CNJ. As duas primeiras são o estudo sobre a atuação do Poder Judiciário nas áreas de saúde pública e suplementar, concluído em 2019, e a pesquisa na área de previdência, recém iniciada, que procura investigar as causas e características da elevada judicialização das decisões sobre benefícios previdenciários e assistenciais.