Documento emitido pelos dois países asiáticos é aceito sem exigência de visto prévio em 192 destinos internacionais. O passaporte brasileiro é aceito em 169 países
Os cidadãos de dois países asiáticos — Japão e Singapura — são os detentores dos passaportes mais aceitos no mundo. Com esses documentos, eles podem ter acesso a 192 destinos internacionais sem visto prévio, ocupando o topo do ranking global de 2022 elaborado pela consultoria inglesa Henley & Partners. O ranking é feito com base em dados fornecidos pela Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (Iata).
No outro extremo, os cidadãos de Afeganistão, Iraque e Síria enfrentam grandes barreiras se quiserem viajar para outros países. Seus passaportes são aceitos sem visto prévio somente em 26, 28 e 29 países, respectivamente.
O Brasil ocupa uma posição relativamente boa no ranking. O passaporte brasileiro é aceito sem exigência de visto prévio em 169 dos 227 destinos de viagem considerados no levantamento. Entre os 199 países avaliados, 45 estão à frente do Brasil nesse aspecto.

A não exigência de visto prévio não significa que os portadores dos passaportes tenham acesso garantido nos diferentes destinos. Muitos países só verificam o passaporte na chegada do visitante, podendo ou não barrar quem não cumprir outros requisitos.
Os brasileiros podem, por exemplo, viajar para a Europa sem visto por até 90 dias, graças ao Tratado de Schengen, um acordo de livre circulação assinado pela maioria dos países europeus. Embora não seja necessário tirar um visto antes da viagem, os brasileiros podem ser barrados no desembarque, caso os agentes suspeitem tratar-se de um imigrante ilegal ou por qualquer outro motivo.
Atualmente, há também a questão sanitária. Por causa da covid-19, alguns países podem impor restrições à entrada dos visitantes, independentemente do passaporte que possuam.