Em palestra realizada no Insper, professor Irad Ben-Gal, chefe do Departamento de Inteligência Artifical da Tel Aviv University, explica método de agrupamento de comportamento de usuários de telefones celulares
No dia 6 de novembro, recebemos o professor Irad Ben-Gal, chefe do Departamento de Inteligência Artifical da Tel Aviv University, para uma palestra sobre estudo realizado para a identificação de padrões comportamentais de mobilidade com base na análise de dados produzidos por usuários de telefones celulares.
“O tema da Inteligência Artificial impacta tanto a engenharia como o mundo dos negócios. Hoje, temos em nossa escola um grande especialista e empreendedor na área para abordar este assunto”, disse Carolina da Costa, vice-presidente da Graduação e fundadora e diretora do Centro de Educação do Insper.
Irad Ben-Gal ressaltou os principais aspectos e desafios de seu estudo, inédito ao analisar similaridades de comportamento entre os usuários para a categorização de estilos de vida. “Esse método, chamado Lifestyle-Based Clustering (LBC), gera percepções úteis para a tomada de decisão em questões importantes para a cidade, como melhorias na infraestrutura que resultem em maior fluidez no tráfego, assim como pode ser utilizado para otimizar o funcionamento de aplicativos de compartilhamento de veículos, por exemplo.”
Também foram discutidas as características de estudo sobre o funcionamento de robôs autônomos, que podem ser utilizados para a manutenção de serviços das cidades, como detecção e reparos nos sistemas de água e esgoto. A palestra foi seguida por uma sessão de debate com o público.
Veja o álbum de fotos
Assista à palestra na íntegra: