02/07/2020
Por meio do Insper Live Learning, nossa escola oferece oportunidade de formação por meio de cursos remotos que mantém o melhor da experiência presencial
Em todo período de transformação, como o que vivemos agora com a pandemia, é fundamental para o executivo investir na sua formação, na assimilação de novos conceitos, tendências e na troca de ideias com outros profissionais do mesmo setor ou mesmo de outros setores.
Para ajudar executivos a alcançarem esses objetivos, criamos o Insper Live Learning, cursos remotos que promovem interações ao vivo com os docentes e estimulam o peer learning e o networking por meio de diversas dinâmicas de ensino que tornam o aprendizado interativo e envolvente. Essa iniciativa segue a nossa missão de promover ensino de qualidade para auxiliar na tomada de decisão e mantém o melhor da experiência presencial dos cursos da escola, agora de forma remota.
“Nós já temos uma forte presença na oferta de programas presenciais e temos investido e nos preparado para crescer na oferta de programas remotos. Criamos esta plataforma para poder consolidar esta frente e dar um novo impulso nesta iniciativa. O Insper Live Learning concretiza esse plano e entrega ao mercado uma visão mais organizada deste portfolio que está começando a crescer”, diz Marcelo Orticelli, Diretor de Educação para Executivos e Desenvolvimento do Insper.
Independentemente deste momento de isolamento, para muitos executivos a oferta de programas remotos torna possível o investimento na formação profissional levando em conta limitações de agenda ou de locomoção.
“No curtíssimo prazo, essa oferta atende uma demanda do mercado em função da impossibilidade de oferecer a experiência presencial. Quando tudo estiver normalizado, será uma importante alternativa para os executivos investirem em suas formações. A aplicação de recursos tecnológicos no ensino permite a adoção de novas dinâmicas de aprendizado sem comprometer o conteúdo ensinado”, ressalta Marcelo.
Busca por capacitação
Para Renice Ton, gerente de Recursos Humanos do Insper, em períodos de crise, a palavra de ordem é resiliência e apesar de nem sempre ser fácil para as empresas adaptarem seu negócio, os indivíduos, tendo repertório, podem se ambientar e fazer coisas incríveis.
“Nesse contexto, a busca por capacitação tem sido voraz e destacam-se colaboradores e candidatos que se comprometem com uma vida de aprendizado e que também estão abertos para mudar a própria ideia e pensar diferente. No âmbito pessoal, investir em conhecimento aproxima e prepara os profissionais para novos modelos e dinâmicas de trabalho, constituídos durante a crise, além de provocar uma atitude empreendedora para os que pensam em novos ares. E do ponto de vista das empresas, como tudo mudou, o aperfeiçoamento vai ao encontro da valorização do capital humano e mapeamento de habilidades para alavancagem das estruturas e cultura organizacional”, analisa Renice.
Habilidades
As habilidades humanas, principalmente neste período de pandemia, nunca foram tão valorizadas. “Nesse cenário, destacam-se lideranças com apetite para os debates, resolução de problemas e atitude mental progressiva e que buscam aprender, inclusive com os erros.”
Ainda de acordo com Renice, em relação às competências técnicas, os que irão crescer ainda mais rápido são os profissionais híbridos, ou seja, aqueles que conseguem combinar experiência em negócios e habilidades específicas, como a familiaridade com o uso de dados, por exemplo. “Para aqueles que são gestores, o momento é de se concentrar nas pessoas, refletindo sobre o desenho organizacional e de novos papéis dentro das equipes. E para a área de Recursos Humanos, o foco tem sido apoiar a reestruturação da experiência do colaborador, levando em consideração o acolhimento e um novo mindset para a liderança”, completa.
Cenários Estratégicos e Resiliência das Organizações
A escolha pelo curso Cenários Estratégicos e Resiliência das Organizações por Rodrigo Sardenberg, advogado criminalista, passou pela visão de que os impactos das mudanças causadas pela pandemia nas organizações vão influenciar fortemente a relação entre empresa e Estado. “Tudo o que pode vir a acontecer nessa relação de controle e regulação tem origem no agora, nas decisões tomadas hoje. Eu, enquanto advogado criminalista, para trabalhar com as consequências, me vejo na obrigação de entender as causas. E mais, preciso participar, acompanhar e contribuir”.
Rodrigo conta que a experiência no curso tem sido incrível. “Um ambiente totalmente novo, com linguagem e abordagem que fogem de tudo que já acompanhei no Direito. Ter a oportunidade de estar e participar de um curso como esse, no qual tudo é novo, me motiva ainda mais a estar preparado para as aulas. Indico a todos os interessados, em especial a advogados, que hoje precisam exercer algum domínio sobre gestão e planejamento estratégico não só para os desafios de escritório enquanto negócio, como também na aplicação que essa organização exerce sobre as estratégias em processos.”
“O Insper é, sem dúvida, uma referência em educação e que realiza todo o esforço em alcançar os melhores níveis de qualidade do ensino. A forma que enfrenta uma adaptação incrível para o cenário da pandemia reforça a importância que é ensinar, para nós, que sabemos quão importante é aprender”, completa.
Produtividade e Gestão de Custos
Para Mario Fagundes, analista de controladoria e aluno do curso Produtividade e Gestão de Custos, neste período de crise é necessário saber extrair o máximo possível de benefícios. “Devemos enfrentar as dificuldades trazidas por este momento para, ao final dele, nos tornarmos pessoas melhores. Para isso, é necessário entender mais sobre como a sociedade está sendo desenvolvida para conseguirmos desenvolver empresas e comunidades mais eficientes. A escolha do curso aconteceu com base nesse cenário: quero entender justamente como conseguir fazer mais, com menos. Ter mais rentabilidade, mais possibilidade de melhoria na gestão, com menos custos e com eficiência maior da operação”.
Mario também escolheu aprimorar conhecimentos no Insper para conhecer mais sobre a metodologia da escola e como é ser um aluno Insper. “Pretendo ser aluno da Pós-graduação no Insper no ano que vem. Tenho avaliado o curso muito bem, o conteúdo é excepcional, assim como a mescla de professores com experiência acadêmica e de mercado. Além disso, os participantes têm agregado demais com suas experiências.”
Conheça todos os nossos cursos! | Insper Live Learning | Cursos Online