Cerca de 12 mil unidades já foram distribuídas. Documentação do projeto está disponível em formato Open Source.
MATÉRIA| CONTEÚDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 |ACESSE A PÁGINA ESPECIAL
Seguindo o objetivo de gerar conhecimento que impacte positivamente a sociedade e da realização de esforços para mitigar o impacto da Covid-19, o Insper tem a projeção de produzir, até 4 de junho, 27 mil tiaras para comporem protetores faciais (face shields) que serão destinados a profissionais da saúde que trabalham em UTIs.
O processo das denominadas Tiaras Inspira foi iniciado no último mês de março pelo Fab Lab e Tech Lab do Insper com a impressões de peças 3D e corte de chapas para teste e validação de protótipos. ”O trabalho feito em laboratório ou remoto foi realizado com a avaliação e modificações de projeto, coordenação de atividades entre os membros da equipe e desenvolvimento de soluções escaláveis. Ou seja, aprendemos com a rede internacional, replicamos o conhecimento aqui, validamos localmente e, a seguir, buscamos desenvolver soluções de produção em grande escala”, conta Daniel Kras, Gerente de Laboratório do Fab Lab.
As validações e testes com profissionais da saúde, assim como a logística de produção e distribuição contam com a ajuda da equipe do Projeto Gama (Grupo de Apoio aos Médicos e Agentes de Saúde com a missão de produzir Face Shields em larga escala para atender a alta demanda em um curto período de tempo) e da Comunidade Insper. Até o momento, já foram produzidas e entregues cerca de 12 mil unidades.
A intenção da iniciativa, além de ajudar os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, é produzir e disseminar conhecimento. “Publicamos o projeto em formato OpenSource (Código Aberto) e disponibilizamos para a indústria nacional replicar e melhorar”, ressalta Daniel.
Saiba mais detalhes sobre essa iniciativa e acesse o projeto em formato OpenSource clicando aqui.
Acesse a apresentação do projeto Face Shield Insper.
|ACESSE A PÁGINA ESPECIAL