Aluno de pós-graduação destaca FabLab como fundamental para a criação do protótipo de um novo modelo de prancha de surfe para sua empresa
O aprendizado e as tecnologias de última geração que os alunos do Insper têm à disposição fazem a diferença na hora de tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática. Isso é o que mostra a experiência do aluno do Certificate in Business Projects (CBP), André Napoli, que uniu os conhecimentos do curso e o uso do FabLab, um dos laboratórios da escola, para ter sucesso no lançamento de um novo produto da sua empresa.
Napoli é um dos fundadores da FLAP Boards, empresa de artigos de surf, e viu a oportunidade de aumentar o portfólio com o lançamento de uma nova prancha, a FoilBoard, que permite melhores resultados na prática do esporte. O modelo conta com uma asa acoplada na prancha, reduzindo o contato com a água e possibilitando maiores velocidades durante as manobras. No entanto, por se tratar de um produto novo, precisava ser testado antes de começarem a produção, evitando que a ideia naufragasse antes mesmo de chegar às prateleiras.
“Tínhamos muito receio em fazer um investimento em uma peça que era apenas um protótipo e, por isso, o suporte do Insper foi fundamental. Usamos o maquinário disponível no FabLab, que nos fez economizar com a terceirização do serviço. Além disso, aprendemos colocando a mão na massa junto com os professores, o que nos deu maior domínio sobre o produto, facilitando a apresentação do projeto a investidores e clientes”, comenta Napoli.
A administração da empresa e até mesmo a iniciativa de lançar novos produtos são baseadas em muita pesquisa e estudo. Para ter decisões mais assertivas, o empresário sentia falta de conhecimentos que o ajudassem de forma prática a conduzir os negócios e que foram encontrados ao ingressar no programa do CBP.
“O conhecimento adquirido no curso é muito importante, pois consigo utilizar o conteúdo aprendido nas aulas de forma prática na minha empesa. Com isso, tenho mais confiança na hora de tomar decisões estratégicas”, avalia Napoli.
FabLab

FabLab é uma abreviação para “laboratório de fabricação” em inglês. Trata-se de um espaço onde os alunos se reúnem para realizarem projetos de fabricação digital ou mecânica de forma colaborativa. O Insper é a primeira escola de Engenharia do Brasil a contar com um laboratório do tipo.
É uma forma de acesso e aplicação de projetos inovadores com baixo investimento. O uso dos equipamentos disponíveis não tem custo e os alunos contam com o auxílio dos professores e técnicos, que estão sempre disponíveis para apoiar no manuseio das máquinas e desenvolvimento dos protótipos.
O espaço conta com ferramentas modernas, como fresadoras, impressoras 3D e cortadoras. Este maquinário permite a realização de projetos inovadores, como a FoilBoard de Napoli.
Você também pode usar o FabLab. Está disponível para alunos e funcionários do Insper de segunda a sexta, das 7h30 às 19h. Toda quinta-feira acontece o Open Day. Nesse dia é permitida a utilização dos equipamentos gratuitamente, por qualquer pessoa interessada em desenvolver seu projeto.