O Insper foi reconhecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo pelo segundo ano consecutivo, na dimensão Inclusão e Gestão da Diversidade.

Em outubro, fomos reconhecidos pela segunda vez com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Em sua terceira edição, a iniciativa reconhece empresas e instituições que possuem as melhores práticas de promoção de Direitos Humanos e Diversidade.
Em 2019, a escola foi reconhecida pelo projeto Cultivando Diversidades, na categoria Pessoas com Deficiência. Este ano, o Insper foi reconhecido na categoria Transversalidades pelo conjunto de ações realizadas ao longo de 2020, com destaque para o planejamento estratégico de longo prazo que vem sendo construído sobre a temática junto à Comunidade Insper.
“A conquista do selo pelo segundo ano fortalece nosso engajamento em continuar construindo diversidade no Insper. No primeiro ano, o projeto ficou a cargo da Comissão de Acessibilidade com projeto de destaque que nos enche de orgulho até hoje e tem a maestria de Vinicius Barqueiro, Coordenador da Comissão de Acessibilidade, e da Renice Ton, Gerente de Recursos Humanos. O selo deste ano representa uma conquista também da Comissão de Diversidade, em ações realizadas em 2019 e em um planejamento estratégico com olhar de longo prazo para a escola”, explica Ricardo Mota, Analista de Relacionamento Institucional e líder da Comissão de Diversidade Insper, que acredita ser este um de muitos outros prêmios que virão pela frente.
“Ao olhar o horizonte, estou certo de que prêmios como esse serão cada vez mais comuns, na medida em que formos construindo esse espaço acolhedor, inclusivo e diverso na escola, mérito de esforços coletivos dessa comissão, que tem se dedicado tão intensamente e refletir e produzir esses espaços, queria deixar meu sincero e profundo agradecimento de coração a todos os membros”, conclui Ricardo.
Para Vinicius Barqueiro, Coordenador da Comissão de Acessibilidade Insper, a renovação é uma conquista coletiva aliada ao compromisso de fortalecer cada vez mais a diversidade na escola. “Estamos muito felizes com a renovação do Selo de Direitos Humanos e Diversidade. Em 2019, quando recebemos o reconhecimento na categoria Pessoas com Deficiência, comprometemo-nos a seguir trabalhando com seriedade e obstinação em prol da diversidade no Insper em diferentes aspectos. Passado esse ano de 2020 tão desafiador, aqui estamos com um projeto ainda mais robusto e alinhado à estratégia do Insper, que vem mobilizando não apenas as comissões de acessibilidade e de diversidade, mas toda nossa Comunidade Insper, incluindo a alta liderança, o corpo docente, o corpo técnico-administrativo, nossos estudantes e alumni. Uma conquista coletiva e um compromisso coletivo de fortalecer cada vez mais a diversidade na escola.”, comenta Barqueiro.
E esse compromisso também permeia todas as ações de Comunicação e Eventos do Insper. Este ano, além de diversos conteúdos nas mídias sociais e webinars produzidos para reforçar o debate sobre temas ligados à diversidade e valorização das diferenças, legendas em todos os vídeos e as hashtags #PraCegoVer e #PraTodosVerem passaram a ser elementos indispensáveis nas divulgações do Insper. “Desde o início do ano, todos os vídeos que produzimos são legendados. Um passo importante para que todos pudessem acompanhar nosso trabalho e se integrarem, de fato, às ações. Depois, foi a vez da descrição das imagens e vídeos dos posts em nossas mídias sociais, que possibilitam aos cegos consumir a informação em sua integralidade. Essas são duas de muitas iniciativas em prol da inclusão e da diversidade que estão por vir nos projetos de toda a nossa escola. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa construção como membro da Comissão da Diversidade!”, afirma Bruna Ancheschi, Gerente de Comunicação e Eventos do Insper que integra a comissão desde sua criação, em 2018.
O selo de Direitos Humanos e Diversidade deve ser renovado anualmente por meio da comprovação de avanços e melhoria contínua nas práticas de cada instituição reconhecida. O objetivo é inspirar as organizações a aprofundarem suas iniciativas e expandi-las para outras dimensões e categorias.
Saiba mais
