04/10/2012 – Pequenas Empresas & Grandes Negócios Online
Três empreendedores compartilharam suas trajetórias de sucesso nos negócios
Na noite desta quinta-feira, 4 de outubro, mais de 200 pessoas se reuniram no Insper, em São Paulo, para o terceiro evento do Movimento Empreenda, iniciativa da Editora Globo que encoraja e capacita empreendedores brasileiros por meio de reportagens publicadas em 12 revistas.
Três empreendedores compartilharam com a plateia suas trajetórias empreendedoras: Claudio Haddad, presidente e um dos fundadores do Insper; Marilia Rocca, uma das fundadoras da Endeavor Brasil, conselheira da Totvs e sócia da Mãe Terra; e Lourenço Bustani, sócio-fundador da Mandalah.
O site do Movimento Empreenda, hospedado no portal da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, já tem 24 vídeos de educação, inspiração e eventos, além de 23 ferramentas elaboradas pelo Centro de Empreendedorismo do Insper para o uso no dia a dia dos negócios. Até o final desta primeira fase da iniciativa, serão 60. O projeto tem ainda um game para Facebook (apps.facebook.com.br/jogomovimentoemprenda).
“A história do nosso grupo é inspiradora. Fomos os pioneiros a dedicar não só uma revista, mas um programa de TV ao empreendedorismo. Nosso pioneirismo é a receita do sucesso que a gente vem conseguindo na cobertura do tema”, afirma Frederic Kachar, diretor geral da Editora Globo.
O projeto tem o patrocínio de Oi, Santander, Sebrae e Locaweb, além de parceria educacional com o Insper.
Claudio Haddad contou como estudou engenharia e trabalhou no mercado financeiro antes de decidir fundar uma instituição de ensino. Refletiu também sobre o futuro do Insper, incluindo a perpetuação no modelo sem fins lucrativos e a sucessão do seu fundador. “Se alguém tivesse me dito há 30 anos ‘você vai montar uma faculdade’, eu diria ‘você está louco’. Sou cético com quem planeja muito cedo, tem um plano. Eu já estou na minha terceira vida. Fui acadêmico, trabalhei no mercado financeiro, agora não sei, sou educador, empreendedor”, diz.
Marilia Rocca começou sua palestra contando sobre sua participação na empresa júnior, durante a faculdade. Falou também sobre seu trabalho no Walmart, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Numa noite, conversando com Beto Sicupira, então um dos sócios do Banco Garantia, surgiu a ideia de trazer a Endeavor para o Brasil. Depois de anos na organização, Marilia se uniu a Alexandre Borges, fundador da Flores Online, e eles compraram a Mãe Terra, uma empresa de alimentos orgânicos. Agora, afirma estar numa fase de repensar sua vida. “Empreender é uma atividade apaixonante, mas não é para todo mundo. Empreender também não é igual para todos. Não podemos vender o empreendedorismo como uma fórmula para todo mundo”, afirma Marilia.
Lourenço Bustani relatou sua trajetória desde a juventude “nômade” – filho de diplomatas, ele morou nos Estados Unidos, no Uruguai e no Canadá –, passando pela graduação na Universidade da Pensilvânia e pela fundação da Mandalah, no Brasil. “Saiba seus limites e depois ultrapasse-os. Todo mundo já teve uma experiência em que não achava que era capaz, mas conseguiu. Como empreendedor, você tem de ficar estabelecendo meta após meta após meta”, diz.