A convite de Vinícius Picanço, professor do Insper, integrantes da Insper Jr atuam em prol de iniciativa que ajuda pessoas em extrema vulnerabilidade no combate à Covid-19
MATÉRIA| CONTEÚDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 |ACESSE A PÁGINA ESPECIAL
Além da iniciativa em apoio à empresa Contém Café, já abordada em nosso portal, a Insper Jr. Consulting, empresa de consultoria estratégica com mais de 18 anos de atuação, formada por alunos dos cursos de Administração, Economia e Engenharia a partir do 2º semestre, está colaborando com o Programa Cidade Solidária.
Capitaneado pela Prefeitura de São Paulo e diversas entidades da Sociedade Civil, entre as quais várias são parceiras do Insper, o Programa Cidade Solidária é uma ação de voluntariado para ajudar pessoas em extrema vulnerabilidade a receber alimentos, produtos de higiene e limpeza nesse contexto absolutamente desafiador que estamos vivendo. O programa tem um modelo de governança compartilhada entre atores públicos e privados com o objetivo de maximizar o impacto, a transparência e o alcance.
A convite de Vinícius Picanço, professor do Insper, a Insper Jr. passou a atuar no enfrentamento aos desafios do programa, como o desenvolvimento e padronização de processos logísticos que possam ser repetíveis e escaláveis, de forma a alcançar o maior número possível de pessoas em extrema vulnerabilidade de modo mais ágil. “Como a Insper Jr. já tem uma grande experiência em projetos de mapeamento e melhoria de processos, senti que eles poderiam contribuir muito com o programa Cidade Solidária, além de oferecer uma visão externa que agregaria perspectivas inovadoras”, conta Vinícius.
Outro grande desafio é a consolidação e integração de dados vindos das mais diferentes fontes, desde doadores até processos de entregas das doações na ponta da cadeia. “O mapeamento e padronização de processos desenvolvido pela Insper Jr. irá também servir de base para atacar esse segundo desafio de integração de dados”, explica.
De acordo com André Figueiredo Sampaio, 4º semestre de Administração, a Insper Jr. tem uma vontade crescente de gerar cada vez mais impacto e conseguir participar ativamente de projetos do gênero. “Sendo assim, não poderíamos ficar de fora dessa iniciativa e aceitamos o desafio com muita honra”, ressalta. “A partir do mapeamento inicial, vamos buscar entender quais são os pontos mais críticos da operação, possibilitando entrar mais a fundo nas suas respectivas causas raiz. Assim, será possível definir quais são as atividades mais relevantes e qual é o nível de esforço requerido para serem alteradas”, destaca Gustavo Veneziani de Oliveira, 4º semestre de Administração.
Na sequência, um plano de ação será recomendado aos responsáveis pelo Cidade Solidária, visando tornar a operação mais eficiente. “A complexidade e o dinamismo do projeto são muito elevados, portanto, toda a análise que estamos fazendo tem potencial para tornar essa operação mais simples e alinhada com o objetivo do programa, que é chegar a entregar 150 mil cestas básicas mensalmente”, conta Luís Filipe Martins Loureiro, 3º semestre de Engenharia da Computação.
Além dos alunos citados, participam do projeto Ian Afrange Szterenzys, 6º semestre de Administração e Tomás Cosentini Vieites, 5º semestre de Administração, além de Guilherme Meira, 5º semestre de Administração, Paulo Barbosa, 5º semestre de Administração e Victoria Castro 4º semestre de Administração/Economia, na área de vendas.
Para Vinícius Picanço, a atuação da Insper Jr. nesse projeto já superou as altas expectativas iniciais. “O comprometimento foi emocionante e a vontade de fazer acontecer me inspirou demais. O time de consultores alocado no projeto deu uma lição de engajamento e solidariedade, buscando a excelência em cada detalhe do projeto sem perder a visão do todo e a perspectiva estratégica. Além disso, eles têm se dedicado profundamente a entender as implicações e os impactos do mapeamento e como isso irá beneficiar as populações vulneráveis, que mais precisam de atenção e cuidado. A motivação deles é instigante e o engajamento exemplar!”.
Ainda segundo Vinícius, essa é uma oportunidade incrível de combinar um processo intenso de aprendizado com impacto social, ainda mais em um momento em que a sociedade está absolutamente fragilizada. “Essa é uma chance para os alunos expandirem seus repertórios, ao mesmo tempo em que eles entram em intenso contato com realidades e contextos novos, tanto do ponto de vista dos problemas públicos enfrentados quanto da extrema fragilização das camadas menos favorecidas da sociedade. A energia dos alunos traz uma perspectiva nova para o projeto e seus desafios, e permite que o desenvolvimento de suas competências e habilidades intelectuais caminhem de mãos dadas com a assistência às populações vulneráveis, o que gera um engajamento com propósito maior”.
Leia também
Insper Jr. desenvolve projeto em apoio a empresa afetada pela crise
|ACESSE A PÁGINA ESPECIAL