Insper | 5º Workshop de História Econômica reune pesquisadores e alunos

Nos dias 16 e 17 de agosto, recebemos o 5º Workshop de História Econômica. O evento reuniu pesquisadores e alunos de pós-graduação que realizam trabalhos acadêmicos baseados em análise econômica e histórica, com uso intensivo de fontes primárias, tanto quantitativas quanto qualitativas.

É a primeira vez que o Insper é sede do evento, fato que coincide com um esforço da escola para valorizar trabalhos de História Econômica, pois, a partir desses estudos e do entendimento dos dados, podemos avaliar de forma mais contundente o passado e decidir o que fazer no futuro.

Para Marcos Lisboa, presidente do Insper, abrir espaço para discutir essas produções acadêmicas que analisam diversos temas é muito importante “Estamos aqui para ajudar a divulgar essas teses, que são muito ricas, que podemos transformar em bons textos, com informações relevantes para a sociedade. Tem muita história para contar!”.

O 5º Workshop de História Econômica teve William Summerhill, um dos maiores nomes da história econômica brasileira e professor titular da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), como keynote speaker, esta edição do seminário contou com a apresentação de 13 trabalhos que foram previamente selecionados por Renato Perim Colistete (FEA-USP) e Leonardo Weller (EESP-FGV).

“O workshop é destinado a trabalhos que resultem de pesquisa nova, de boa qualidade, com contribuições relevantes, uso de métodos quantitativos e qualitativos apropriados para os temas abordados e com ênfase em fontes de arquivos resultantes de pesquisa original”, diz Renato Colistete que ressalta ainda o principal objetivo do encontro: “Nossa meta é apoiar autores no desenvolvimento de suas respectivas pesquisas”.

Nesta edição, os trabalhos selecionados reuniram dados históricos de áreas como o setor cafeeiro, minério, imigração, indústria, entre outros. Abaixo, você pode conferir a lista completa de produções que pautaram os dois dias de debate: