Primeira turma da Graduação em Direito do Insper iniciou suas aulas no formato híbrido, com alunos assistindo ao curso de forma presencial e remota

No dia 22 de fevereiro, o Insper realizou a primeira aula da turma inaugural da Graduação em Direito. Alunos aprovados no vestibular do primeiro semestre de 2020 participaram da aula inicial de Introdução ao Estudo do Direito, realizada no formato híbrido, com a possibilidade de ser acompanhada tanto de forma presencial como remota.
Lançado em 23 de novembro de 2020, em evento transmitido online com a presença do Ministro Luís Roberto Barroso, o novo curso de Graduação do Insper foi formulado ao longo de dois anos até chegar à proposta inovadora apresentada.
Falando aos novos alunos, o Diretor de Graduação do Insper, Guilherme Martins, parabenizou o coordenador de curso Rafael Bellem por montar o excelente currículo. “Estamos há dois anos discutindo esse curso, então o dia no qual ele se materializa é muito especial. Estamos muito felizes pelo interesse e acreditamos que o curso de Direito também vai trazer ideias e melhorias para os outros cursos da Graduação”.
Primeira aula
A primeira aula do curso foi ministrada por Caio Farah Rodriguez, Professor Senior Fellow do Insper na área de Direito e um dos envolvidos na formulação do programa da Graduação em Direito do Insper. “É inenarrável a alegria de ver o curso saindo do papel. Sentimos muito orgulho e também muita responsabilidade, pois precisamos cumprir com aquilo que prometemos”, relata o professor.
Os ingressantes foram convidados já nesse primeiro encontro a estudar e debater um importante caso discutido pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro. Para o aluno João Lucas de Gusmão Pereira, foi positivo começar o curso já podendo participar de um debate instigante com colegas e professor. “A primeira aula foi incrível! Atendeu muito às expectativas que eu tinha, e que eram muito altas. Debatemos bastante e estou me sentindo muito bem com essa primeira ambientação”.
“Para mim foi uma delícia. Fiquei com a percepção que os alunos tinham se preparado bastante e se preocupado em pensar sobre as questões do caso apresentado. Já na primeira aula, chegamos a um estágio da discussão que eu só esperava chegar no próximo encontro. O pessoal estava animado e instigado”, comemorou Caio.
Entrega dos prismas

Neste primeiro dia de atividades, os alunos também receberam seus Prismas de Identificação. Eles são entregues a cada estudante e devem ser levados para as aulas ao longo de toda a Graduação. Esse instrumento está presente em todos os cursos de Graduação e Pós-Graduação da escola e é um símbolo do interesse do Insper em promover um ambiente de pertencimento entre alunos e professores. “Ele tem um motivo para existir. Não é apenas para saber o nome dos colegas e professores. Ele também diz muito sobre o nosso estilo de ensinar, centrado no aluno, facilitando o diálogo”, explicou Guilherme Martins.
“Estava muito animado para iniciar o curso, principalmente por ele ter uma proposta muito inovadora em comparação com outros cursos tradicionais e renomados no Brasil. Acredito que esse programa inovador vai trazer muitas coisas boas para nossa formação acadêmica e profissional”, disse João Lucas.
Saiba mais sobre a Graduação em Direito no Insper!