Projeto de curso pré-vestibular com bolsa de estudos e simulados proposto pelas duas instituições busca ampliar a diversidade racial dos candidatos do Vestibular do Insper
Em 2021, Insper e Educafro inauguram uma nova etapa de uma parceria pela ampliação da diversidade racial entre os candidatos do Vestibular para os cursos de Graduação da escola. A iniciativa, que terá início em fevereiro, busca dar subsídio aos associados da ONG que desejem se engajar nos estudos e se preparar para o ingresso no Insper.
Após um projeto piloto realizado no final de 2020 foi constatado o interesse dos estudantes, abrindo um campo fértil para construir uma importante parceria. A partir dessa primeira experiência foi proposto um novo curso Pré-Vestibular online para os associados da Educafro em qualquer lugar do Brasil, com bolsas dinâmicas e simulados mensais.
Para Ana Carolina Velasco, Gerente de Relações Institucionais do Insper, a parceria com a Educafro foi motivada pelo trabalho notável da organização com jovens negras e negros em busca do ingresso no ensino superior. “A Educafro possui um trabalho incrível com jovens candidatos ao vestibular, com foco na inclusão racial. O que nasceu com a divulgação do nosso Programa de Bolsas, agora foi ampliado para um projeto para impulsionar mais jovens a conquistar uma vaga na escola.”
O Diretor Executivo da Educafro, Frei David, também ressaltou o papel positivo do projeto para aumentar a presença de alunas e alunos negros em instituições de ensino de ponta. “Ao longo do ano passado, pudemos ver que muitos alunos pobres e negros ainda desconhecem o Insper. Por isso, entendemos que as ações afirmativas como essa são um elemento que vai enriquecer muito a experiência de todos os alunos, professores e o conjunto da estrutura do Insper.”
Programa de Bolsas do Insper
Criado em 2004, o Insper possui um Programa de Bolsas que, com o apoio de uma comunidade atuante, de doadores, alumni, professores, colaboradores e alunos, viabiliza o acesso de jovens com alto potencial acadêmico aos nossos cursos de ensino superior, oferecendo oportunidades, diminuindo desigualdades e garantindo uma formação de excelência para muitos jovens. Ao longo dos últimos anos, o programa já beneficiou mais de 530 jovens com algum tipo de bolsa e já formou mais de 270.
“Queremos estimular que os associados da Educafro candidatos ao vestibular conheçam o Programa de Bolsas do Insper, sabendo da correlação entre renda e raça. Por vezes, candidatos excepcionais acabam não se estimulando a participar do processo seletivo, por não conhecer o Programa de Bolsas e queremos mudar essa realidade”, diz Ana Carolina Velasco.
Para Frei David, o Programa de Bolsas do Insper é um dos maiores chamarizes para os associados da instituição se empenharem no processo seletivo da escola. “Nós vamos destacar para todos os nossos alunos, desde o início, as oportunidades disponíveis no Insper, desde as Bolsas de Estudo até os subsídios de moradia e alimentação oferecidos dando ênfase à Toca da Raposa como estratégia de empoderamento, pois muitos desses jovens pobres, dos quatro cantos do Brasil, não têm como arcar com os gastos de morar em São Paulo”.
Diversidade no Insper
O Insper colocou a diversidade na sua pauta estratégica para os próximos dez anos. Tornar a escola um espaço aberto e receptivo às pessoas é uma das metas prioritárias para as lideranças da escola e envolve diversas frentes como a Comissão de Diversidade, Programa de Bolsas e outros projetos.
Para Tadeu da Ponte, coordenador dos Processos Seletivos da Graduação do Insper, essa parceria representa uma nova fase na busca de pluralidade entre nossos candidatos do vestibular. Ele ressalta que, no passado, foi feito um grande esforço institucional para ampliar a inscrição de candidatos fora do eixo sul e sudeste. “Fizemos um grande trabalho de divulgação do nosso processo seletivo em regiões que antes tinham poucos candidatos, como o Nordeste, chegamos a aplicar o vestibular no território. Esse esforço rendeu frutos espetaculares, com o aumento expressivo de inscritos nessas regiões”, relata o Coordenador. “Nesta nova etapa, queremos expandir esse processo para novas frentes, aumentando cada vez mais a diversidade racial de nossos candidatos”.
“Nós temos um projeto muito ambicioso de ampliar a diversidade no Insper em todos os setores, seja entre colaboradores, professores e alunos. Então, essa parceria vem de encontro ao planejamento estratégico do Insper, oferecendo oportunidades para novos alunos e ampliando a diversidade racial e social”, explica Ana Carolina Velasco.
Clique aqui para se inscrever na seleção para o curso Pré-vestibular.