O Insper é uma das duas únicas faculdades no Brasil certificadas pela Tríplice Coroa, ou seja, pelas entidades de maior reputação e reconhecimento mundial. Mas o que significa ser certificado? Bem, uma certificação é um olhar externo que avalia as práticas pedagógicas e gerenciais de uma escola, buscando melhorias contínuas com a adoção de padrões rigorosos que evoluem e se atualizam ao longo do tempo.
A primeira acreditação do Insper veio em 2007, pela AMBA (Association of MBAs). Em 2010, foi conquistada a certificação da AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business) e, nesse ano, o reconhecimento veio da EFMD (European Foundation for Management Development) com o EQUIS (European Quality Improvement System). “Mas só o Insper tem uma quarta certificação, que é a da Anamba (Associação Nacional de MBA), que considera as características peculiares do mercado brasileiro”, declara Silvio Laban, coordenador do Mestrado Profissional em Administração.

Para o aluno
Ter no currículo uma escola certificada internacionalmente abre muitas portas para o aluno, tanto acadêmica quanto profissionalmente. Para quem quer estudar no exterior ou que vai passar por um processo de expatriação, ter o diploma de uma instituição com certificação contribui significativamente para seu ingresso em outro país. “O Insper garante aos seus alunos uma escola preocupada genuinamente com alinhamentos globais, com a qualidade de ensino e com a evolução de um currículo em consonância com o que há de mais inovador em termos de escola de negócios. Nossos alunos têm um reconhecimento adicional e uma educação valorizada no mundo todo”, conclui Laban.
Como se dá o processo
O processo de certificação é longo e trabalhoso. Em média, leva-se de cinco a seis anos para se obter cada uma das certificações internacionais e o processo é semelhante em todos os casos. O primeiro passo é a associação da faculdade às entidades certificadoras, proporcionando ao associado o contato com outras escolas e a troca entre padrões e processos aplicados internacionalmente.
A escola que deseja a certificação passa, então, pela fase de qualificação, que engloba, entre outros, a implementação de ajustes de processos, levantamento e organização de informações e elaboração de relatórios. Só então é que a escola recebe a visita dos membros certificadores que avaliam o material apresentado e se reúnem para dar o veredito final. Cada certificação é renovada periodicamente a cada três ou cinco anos, dependendo da instituição certificadora.