24/07/2020
Saiba mais sobre o Insper Angels, rede criada para investir em empresas iniciantes, acompanhar o rendimento e participar de seu desenvolvimento
Em 2017, Alumni Insper criaram o Insper Angels, uma rede para falar especificamente sobre investimento anjo, isto é, um investimento feito por uma pessoa física em uma startup de qualquer setor que está no início de sua trajetória. A iniciativa tem como essência fomentar o empreendedorismo brasileiro ao conectar empreendedores excepcionais a investidores engajados.
Atualmente, a rede Insper Angels conta com mais de 250 investidores-anjos dos mais diversos backgrounds que, além de capital financeiro, contribuem para o desenvolvimento dos empreendedores através de networking e mentorias direcionadas. Os membros, normalmente, estão em posições avançadas em suas carreiras e, por isso, podem ajudar as startups com contatos e conhecimentos específicos do mercado. É importante ressaltar que o investidor-anjo não anseia participação majoritária e tampouco posição executiva na startup, mas participa como mentor e pode chegar a nível de conselho da empresa.
O Insper Angels já investiu em sete startups. Para ser um membro do Insper Angels, é necessário ser alumni de curso de Graduação, Pós-graduação ou Educação Executiva e ser indicado pela base de membros do Insper Angels, além de ter interesse e disponibilidade em investir ao menos R$ 25 mil anualmente em startups.
Confira abaixo mais informações sobre o Insper Angels em entrevista exclusiva com o nosso alumnus do curso de administração, Vitor Kawamura, investidor, co-fundador e presidente do Insper Angels.
1) Como funciona o Insper Angels para as startups?
Primeiro, a equipe de dealflow do Insper Angels decide entre todas as startups que aplicaram apenas as que consideram as melhores para seguirem para a próxima etapa.
Na segunda etapa, as empresas selecionadas se apresentam para os membros do Insper Angels e tais membros podem sanar suas dúvidas em relação a essa empresa. Com isso, o conselho de membros decidirá se o projeto trouxe interesse ou não.
Em seguida, ocorre uma análise mais detalhada e profunda da empresa. Tal análise é a base para que, individualmente, os investidores-anjos decidam ou não investir no projeto.
A próxima etapa é a parte dos contratos, em que os dados dos sócios e as informações financeiras da empresa são informadas. Por fim, o aporte de capital é feito e seguido por um contínuo acompanhamento da equipe do Insper Angels.
Esse ciclo faz com que apenas as ideias e pessoas mais qualificadas sejam aprovadas (gerando um maior retorno), e os empreendedores que recebem investimento têm a segurança de contar com um apoio de qualidade.
2) O que é preciso para ser um membro do Insper Angels?
Para se tornar um membro do Insper Angels é preciso seguir três requisitos:
3) Quais são os benefícios de ser um Investidor Anjo?
Entre os benefícios, estão:
4) Quais os benefícios de se tornar um membro do Insper Angels?
Os principais benefícios são:
4) O que é necessário para se tornar um investidor-anjo?
Investidores-anjos podem ser tanto pessoas sem experiência com empreendedorismo, como empreendedores especialistas no assunto e que pretendem ajudar novos negócios.
Não é necessário possuir conhecimento aprofundado sobre o mercado de investimento anjo, afinal, um dos objetivos da nossa rede é fomentar a educação e formar novos investidores no ecossistema. O importante é ter interesse no tema e estar disposto a investir em novas empresas.
5) Qual o maior desafio enfrentado pelo Insper Angels?
De maneira geral, o Insper Angels tem como propósito, e também como maior desafio, fomentar o ecossistema empreendedor no Brasil. Fazemos isso por meio dos nossos investimentos, da criação de conteúdo sobre o tema e por meio do treinamento da nossa base de membros.
No dia a dia, temos como principal preocupação nos assegurar de estarmos apresentando boas oportunidades de negócios para os nossos membros, de modo que os investimentos sejam benéficos para os empreendedores, para os investidores e para a sociedade em geral.
6) Como o investimento anjo causa impacto social positivo?
Investimento anjo é uma maneira de investir na economia real e promover a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo no Brasil. O foco são empresas inovadoras de alto potencial, e o sucesso desses negócios será responsável pela geração de empregos qualificados e uma quantia grande de tributos recolhidos.
Diferente de investimentos tradicionais, o investidor-anjo tem um papel importante nas startups investidas, além da injeção de capital financeiro. Existe uma relação de parceria, de compartilhamento de experiências, expertises e contatos, com o objetivo de auxiliar a empresa a crescer.
A importância dos investidores-anjos é tão grande que um estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em mais de 30 países identificou que “os investidores anjo tem um papel crítico no sucesso das empresas iniciantes” e, dessa maneira, os governos deveriam ter políticas de incentivo a este tipo de investimento
Nesta matéria, é possível saber mais sobre investimento que fizemos junto com o Harvard Angels e Angels do Brasil, de mais de R$1 milhão, na Incentiv, startup que promove o desenvolvimento social por meio da viabilização de projetos aprovados em leis de incentivo fiscal.
7) Como as pessoas interessadas podem saber mais sobre o Insper Angels?
Convidamos todos os interessados a acessarem nosso site, onde encontrarão mais informações sobre como funciona nosso processo de investimento e como se tornar um membro. Além disso, temos um perfil no Instagram e no Linkedin, ambos criados com o propósito de nos aproximarmos mais dos membros e interessados.